domingo, 22 de maio de 2016

FMI elogia medidas econômicas do governo Temer

O Fundo Monetário Internacional (FMI) avaliou como "positivas" as medidas anunciadas pelo governo interino do Brasil, especialmente por enfatizarem a estabilização da trajetória da dívida em um período que classificou como "difícil" para o país.

"Claro, esperamos que as muito necessárias reformas econômicas possam ser aplicadas com prontidão para ajudar o Brasil a superar o atual contexto difícil", afirmou o porta-voz do órgão, Gerry Rice, em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira. "Achamos que os anúncios feitos pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foram positivos."

Meirelles indicou que a prioridade do governo é reduzir o déficit fiscal e a dívida pública, que classificou como "insustentável". Uma das primeiras medidas tomadas é o corte de 4.000 cargos comissionados até o fim deste ano.

"O FMI tem afirmado de forma repetida que o Brasil deveria fortalecer a macroeconomia, algo essencial para o retorno da confiança e do investimento, e isso inclui metas de inflação e responsabilidade fiscal", afirmou Rice aos jornalistas. "Nesse sentido, damos boas-vindas à ênfase do ministro Meirelles sobre a necessidade de estabilizar a trajetória da dívida e preservar o sistema de seguridade social através de reformas que garantirão a sustentabilidade financeira a longo prazo."

No entanto, Meirelles antecipou que as medidas mais duras, dentro do "importante plano de ajuste" que está sendo preparado, terão de esperar até que o novo governo conheça a real situação deixada pela presidente afastada Dilma Rousseff.


Fonte: Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário