domingo, 26 de junho de 2016

VEM ai concurso para a Policia Militar-Ma

Visando suprir a necessidade de um maior efetivo de policiais militares no Maranhão, o governo do estado anunciou em entrevista a O Imparcial do domingo (5) deste ano um novo concurso público para a corporação. O anúncio não previu, no entanto, uma data para o lançamento do edital, apenas que será ainda em 2016.

Reprodução

O mesmo anúncio foi feito nas redes sociais do governador Flávio Dino, ainda sem data ou número de vagas. Quando assumiu o cargo, Dino chegou a convocar os candidatos excedentes do último concurso realizado em 2012. Mas algumas coisas podem ser previstas, tendo em vista as necessidades da profissão e o que já foi pedido em editais anteriores.

CERTAME 2012

Adiantar os estudos pode ser uma ótima ideia para se destacar em concursos, principalmente os mais concorridos, como deverá ser o caso do certame da PMMA. Segundo sites especializados em concursos públicos, espera-se, por exemplo, que o maior número de vagas seja para Soldado, com exigência de Ensino Médio. No certame de 2012 foi exigido Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categorias A e B, com salário inicial de R$ 2.240,00.

No último edital, de 2012, foram pedidos conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Quantitativo. Também são pedidos conhecimentos específicos em História do Brasil, Geografia do Brasil, História do Maranhão, Geografia do Maranhão, Física e Química.
Há quatro anos, o concurso foi de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas, que preparou provas com questões objetivas, testes de aptidão física, avaliação psicotécnica, exames médicos e odontológicos, além de uma investigação social e curso de formação. Espera-se que moldes semelhantes sejam usados no novo concurso.

CONCURSO VAI DOBRAR EFETIVO DA POLÍCIA MILITAR

Uma das bandeiras de campanha do hoje governador Flávio Dino foi o fortalecimento das agências de segurança do estado, marcado nacionalmente pelos levantes bárbaros registrados no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e aumento dos índices de criminalidade no interior do estado.
Em declarações prévias, Flávio Dino afirmou que uma de suas metas de governo seria dobrar o efetivo da Polícia Militar do Maranhão. E 1.500 novos policiais, entre civis e militares, foram convocados nos primeiros anos de governo. Segundo o executivo estadual, “promoções foram concedidas para 2.300 policiais e bombeiros militares”, além de programar reajustes salariais. “Nossos policiais aguardavam há mais de 20 anos pela promoção. Nós realizamos promoções na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros, fundamentais para a valorização e eficiência dos servidores”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela.
O Maranhão não é o único estado com deficiência no número de policiais militares, tão pouco o único a estar preparando um concurso para preencher a lacuna. Pernambuco já está com inscrições abertas, e o mesmo ocorrerá no Tocantins, Rio Grande do Norte, Goiás, São Paulo, Pará, Santa Catarina e Mato Grosso.

FORTALECENDO A SEGURANÇA

Segundo o governo do estado, estão sendo tomadas medidas para a renovação e ampliação de infraestrutura, aquisição de novos equipamentos e concessão de benefícios trabalhistas. “O governo do Maranhão tem se empenhado em cumprir uma agenda de valorização policial”, disse em comunicado. Segundo relatório, mais de R$ 46,5 milhões investidos na construção de delegacias, quartéis e presídios. “As novas Unidades de Segurança conferem dignidade à atuação policial e ampliam o acesso da população ao serviço. As mais recentes foram inauguradas na Região Tocantina, em reforço à prestação do serviço público oferecido nesta região do Maranhão”, ressaltou a nota.

Fonte O Imparcial
Editor Edu Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário