sábado, 25 de junho de 2016

Repercussão Nacional - Piauí com 23 cidades com mais eleitores que habitantes



A Justiça eleitoral vê risco de irregularidade
A conta inicial do TRE piauiense mostrava o estranho fenômeno em 29 municípios, mas o número foi reduzido a 23 após uma revisão. Nestas cidades, há mais eleitores do que habitantes. O jornalismo local preferiu entender que de fato a população da capital se deslocava para votar no interior, apresentando, assim, a distorção. Mas, mesmo nessa leitura, a Justiça eleitoral vê a possibilidade de fraude, com um eventual deslocamento previamente acordado para o benefício de algum determinado candidato.
Claro que também fica no ar o risco de eleitores inexistentes estarem votando nessas localidades. Ou mesmo que o fenômeno não seja exclusividade do Piauí, estado que, nas última eleições, rendeu a Dilma Rousseff a segunda maior vitória do pleito, perdendo apenas para os 78,76% conquistados pelo petista no Maranhão.
Entre a agilidade e a transparência, o sistema eleitoral brasileiro, ao se submeter às urnas eletrônicas, optou pelo primeiro benefício. O resultado é esse mar de desconfiança a respeito das eleições.

Blog do Pessoa
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

DESTAQUE

Mensagem da prefeita Thalita Dias e da secretária de educação Rosária Dias aos professores aguadocenses

Neste dia 15 de outubro, mais uma vez, somos chamados à refletir sobre o que é ser professor hoje: tempos  de profundas transformações, de...