quarta-feira, 15 de junho de 2016

Estrada MA 312, da euforia a decepção

ma-312-araioses4

Se com as máquinas na estrada e trabalhando a descrença ainda existia, com a saída dessas e a consequente paralisação das obras da MA 312, que liga Araioses a Água Doce do Maranhão, passando por Carnaubeiras –  tida como a grande esperança de desenvolvimento para a nossa região –  passou da euforia para decepção.

A paralisação dos serviços, que ocorreu no início de abril, não indica que o governo do estado não fará mais a estrada. A descrença tem a ver com a longa espera que já duram décadas, quando foram feitas as primeiras promessas de que a estrada seria asfaltada, fato nunca ocorrido. Com o novo governo, eleito em 2014, e o início das obras, a esperança se renovou.
ma-312-araioses2


ma-312-araioses1


O blog tentou contato com a MAKETE CONSTRUÇÕES E TERRAPLANAGEM LTDA, empresa responsável pela execução da obra, mas não foi possível saber uma posição da construtora, já que há informações de que essa teria parado de trabalhar por falta de pagamento de parte do governo do estado.

Saber de uma posição da empresa se justifica pelo fato de haver também informações de que essa não estaria recebendo os pagamentos do estado, devido algumas pendências dela junto ao BNDES, órgão que financia a obra.
ma-312-araioses3

Depois da paralisação parte das máquinas foram retiradas pela construtora

Recentemente um jornalista ligado à Família Sarney publicou em seu blog, postagem onde diz que o Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) teria contestado por meio de uma nota oficial, a versão do governo Flávio Dino (PCdoB) para os atrasos e paralisações de obras bancadas com recursos do BNDES, que segundo o Executivo, a culpa seria das empreiteiras a paralisação dos serviços.

Longe de querer desmerecer o trabalho de quem quer que seja não se pode deixar de observar na postagem do jornalista, uma clara tendência de responsabilizar somente o governo do estado pela paralização dessa e de outras obras.

Mozart Magalhães Araújo – Chefe da Assessoria de Comunicação da SINFRA, contatado pelo blog ontem (14) sobre o assunto ficou de responder mais tarde, mas não retornou a ligação. Porém o mesmo contato foi feito com o Secretário de Comunicação Robson Paz e esse respondeu que a paralização das obras tem a ver com umas pendências burocráticas, que já estão sendo resolvidas e que o retorno dos serviços deverá ocorrer nas próximas semanas.

O trecho da MA 312 para ser asfaltado tem a extensão de 39 km, orçado em R$ 26.422.620,14 (vinte e seis milhões, quatrocentos e vinte e dois mil, seiscentos e vinte reais e quatorze centavos) prevista para ficar pronto em 360 dias. A fonte dos recursos é o Tesouro Estadual e faz parte do programa Mais Asfalto.

A ex-prefeita Luciana Trinta, que se diz aqui em Araioses representante do governador Flávio Dino, logo que as maquinas chegaram à estrada pousou ao lado do dono da Makete e operários, visitou várias famílias da região dizendo que estava ali para dizer que estava trazendo o asfalto, mas sobre a paralização dos serviços nada disse, até porque dificilmente ela que quer por que quer votar a ser prefeita da cidade, é vista por aqui.

Que fique bem claro também, que muitos dos benefícios de parte do governo do estado, se viabilizam quando há interesse dos nossos representantes não só no Legislativo Maranhense como também na Câmara dos Deputados.

Porém, o histórico diz que esses após receberem os votos dos araiosenses esquecem-se de suas existências e não lutam pelos interesses da região.

A baixo veja a relação dos candidatos a deputado estaduais e federais mais votados em Araioses nas eleições de 2014

Votação pela ordem numérica dos 10 candidatos a deputados estaduais mais votados e seus respectivos apoiadores:

1º lugar: Max Barros com 4.665 votos – apoiador Manin Leal, pai da prefeita de Araioses;

2º lugar: Manoel da Polo com 2.625 votos – Manoel da Polo é  vereador de Araioses, não se elegeu;

3º lugar: Souza Neto com 2.335 Votos – apoiador Neto Carvalho, ex-prefeito da Magalhães de Almeida;

4º lugar: Paulo Neto com 1.907 votos – apoiador Dadá Coutinho, ex-vereador de Araioses;

5º lugar: Ana do Gás com 1.368 votos – apoiador Luciana Trinta, ex-prefeita de Araioses;

6º lugar: Adriano Sarney com 632 votos – apoiador Marcio Machado, coordenador da campanha de Lobão Filho em Araioses;

7º lugar: Marcos Caldas com 557 votos – apoiador Jorge Bittencourt ex-vereador de Araioses, não eleito;

8º lugar: Edson Araújo com 541 votos – apoiador Pessoal da Z-20 Colônia de Pescadores de Araioses;

9º lugar: Manoel Ribeiro com 486 votos – apoiador policial R. Costa, não eleito;

10º lugar: Zé Inácio com 314 votos – apoiador Chico do PT.

Votação pela ordem numérica dos 10 candidatos a deputados federais mais votados e seus respectivos apoiadores:

1º lugar: Victor Mendes com 5.157 votos – apoiador Manin Leal pai da prefeita de Araioses;

2º lugar: Hildo Rocha com 2.550 votos – apoiador Neto Carvalho, ex-prefeito da Magalhães de Almeida;

3º lugar: Ricardo Archer com 1.799 votos – apoiador Dadá Coutinho ex-vereador de Araioses, não eleito;

4º lugar: Zé Reinaldo com 1.570 votos – apoiador Luciana Trinta, ex-prefeita de Araioses;

5º lugar: Claudio Furtado com 1.028 votos – apoiador Manoel da Polo, vereador de Araioses, não eleito;

6º lugar: Pedro Fernandes com 959 votos- apoiador Marcio Machado, coordenador da campanha de Lobão Filho em Araioses;

7º lugar: Julião Amim com 584 votos – apoiador Pessoal da Z-20 Colônia de Pescadores de Araioses;

8º lugar: Chiquinho Escórcio com 510 votos – apoiador Policial R. Costa, não eleito;

9º lugar: Zé Carlos com 468 votos – apoiador Chico do PT;

10º lugar: João Marcelo com 433 votos – apoiador Família Quaresma.

O Delta é nosso

ma-312-araioses5

O asfaltamento dessa estrada vai facilitar muito a vinda de turistas que tenham procedência de São Luís, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia, sem contar que Água Doce do Maranhão que até em 1996 pertencia a Araioses vai ter o acesso facilitado e não a terrível sina de enfrentar a estrada esburacada que existe atualmente.

A estrada vai facilitar o desenvolvimento não só do turismo na região, como também de todas as demais atividades que possam gerar emprego e renda.

O Delta do Parnaíba ou Delta das Américas como também é conhecido fica quase todo em território maranhense, porém como o acesso a ele procede de Parnaíba/PI, passa a imagem para quem não conhece que é essa dádiva da Natureza e do nosso estado vizinho.

Que a sensibilidade e a razão se estabeleça para o bem-estar de todos.

Daby Santos
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

DESTAQUE

Mensagem da prefeita Thalita Dias e da secretária de educação Rosária Dias aos professores aguadocenses

Neste dia 15 de outubro, mais uma vez, somos chamados à refletir sobre o que é ser professor hoje: tempos  de profundas transformações, de...