quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CEMAR usa subestação móvel para restabelecer energia para sete municípios




Sete municípios maranhenses ficaram sem energia no início da manhã dessa terça-feira (28) desde as 5 horas e 23 minutos da manhã. A interrupção no fornecimento da energia aconteceu em virtude de um bloqueio no transformador de força da Subestação Vitorino Freire.

Vitorino Freire, Altamira do Maranhão, Brejo da Areia, Olho D'Água das Cunhãs, Bom Lugar, Satubinha e Paulo Ramos ficaram sem energia. Equipes de plantão da CEMAR foram mobilizadas e, por meio de transferência de carga (uso da energia de outras subestações próximas), restabeleceram o fornecimento de energia às 11 horas da manhã para quatro municípios: Bom Lugar, Olho D'Água das Cunhãs, Satubinha e Paulo Ramos.

Uma subestação móvel da CEMAR, que estava em São Luís, foi deslocada para Vitorino Freire, distante 327 quilômetros da capital. Após todos os procedimentos necessários para instalação dessa subestação, a energia foi totalmente restabelecida. Vitorino Freire, Altamira do Maranhão e Brejo de Areia tiveram o fornecimento normalizado ainda ontem (28), às 23 horas.

A Subestação Móvel, que funciona sobre uma carreta, é utilizada para manter ou restabelecer o fornecimento de energia quando há manutenções preventivas nas subestações da CEMAR, antecipação de energização em obras prioritárias, atendimento de cargas sazonais e em casos de emergência, como aconteceu ontem na Região do Mearim.

Atualmente a CEMAR, dentro de uma programação anual, realiza estas manutenções para garantir a continuidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica. A Companhia tem o compromisso de melhorar sempre seus equipamentos, investindo em tecnologia de ponta sem que isso cause nenhum desconforto aos consumidores. Os investimentos já foram na ordem de R$ 3 milhões, para aquisição da subestação móvel, cuja potência é de 25MVA (capacidade para suprir uma cidade de 120 mil habitantes).

Para o Gerente de Manutenção da Companhia, Daniel Negreiros, "A CEMAR é uma das poucas concessionárias do Brasil a possuir uma subestação móvel com capacidade tão grande. Esta inovação tecnológica reflete o compromisso da Companhia com o desenvolvimento do Estado e a qualidade de vida dos maranhenses, pois permite que trabalhos de manutenção preventiva no sistema elétrico possam ser feitos sem interrupção e a qualquer hora do dia ou da noite," afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário