domingo, 19 de fevereiro de 2012

Alerta para a transmissão das Hepatites dos tipos B e C durante a folia

Alerta para a transmissão das Hepatites dos tipos B e C durante a folia No Maranhão, os municípios de Caxias,Balsas, Imperatriz e São Luís, são os municípios de maior incidência para as hepatites B e C.

A prevenção pode ser feita por meio de vacinação contra hepatite B (disponível no SUS). (Eduardo Maia/DN/D.A Press)
A prevenção pode ser feita por meio de vacinação contra hepatite B (disponível no SUS).
O período de carnaval já começou e algumas preucações devem ser tomadas pelos foliões para evitar doenças pós-festas. O alerta maior é para o risco da transmissão das hepatites virais, considerado como um grande problema de saúde pública em todo o país. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus (A, B, C, D ou E), quando estes causam inflamação e infecção do fígado.

No Maranhão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou dados que apontam os municípios de Caxias,Balsas, Imperatriz e São Luís, como os municípios de maior incidência para as hepatites B e C. De acordo com os dados, existem 134 pacientes em tratamentos de hepatite B e 64 de hepatite C em todo o estado.

O alerta da SES é maior para as hepatites B e C durante o carnaval, porque a transmissão desses tipos da doença se dá por meio do sangue, contato sexual desprotegido, compartilhamento de objetos de uso pessoal (escova de dente, lâmina de barbear, alicate de unha, etc.), de uso de drogas (seringa, etc.).

Os vírus A, B, C, D e E causam a hepatite viral aguda, porém os vírus B, C e D podem cronificar, ou seja, permanecer pelo resto da vida no organismo. A cronificação pode causar cirrose, câncer de fígado e insuficiência hepática (funcionamento precário do fígado). Entre os principais sintomas estão: cansaço, fadiga, dor abdominal, urina escura (colúria), fezes esbranquiçadas (hipocolia fecal) e febre.

Prevenção e tratamento

A prevenção pode ser feita por meio de vacinação contra hepatite B (disponível no SUS), uso de imunoglobulina humana antivírus da hepatite B (também disponível no SUS), uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde, não compartilhamento de alicates de unha, lâminas de barbear e escovas de dente, assim como de seringas e agulhas para uso de drogas. Como a hepatite B pode ser adquirida também por ato sexual, o uso de preservativos é indispensável na prevenção desta doença.

A coordenadora do Programa Estadual das Hepatites Virais da SES, Joseneide Vitória Matos Silva, recomenda a adoção de cuidados específicos para evitar a transmissão da doença, de forma especial no Carnaval.

"É necessário adotar um comportamento seguro, evitar compartilhar seringas e as relações sexuais só com preservativo", alertou.

Para o tratamento no Maranhão, existe um Centro de Referência para o tratamento dos portadores das Hepatites B e C. É o Núcleo do Fígado (Hospital Universitário). Existe ainda um Pólo de Dispensação e Aplicação dos medicamentos específicos para o tratamento, a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), localizada na Praia Grande, ao lado do Viva do Cidadão, em São Luís.
Fonte o imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário