João da Unimagem fica em terceiro, com 6,25%, na pesquisa espontânea, mas tecnicamente empatado com Florentino, que é citado na segunda colocação por 7,5% dos eleitores.
A sondagem espontânea revela um enorme desinteresse do eleitor pela disputa da cadeira de prefeito: quando não são estimulados a escolher um nome, 68,75% dos eleitores se mostram indecisos.
Esse número cai para apenas 14% na pesquisa estimulada, na qual o quarto nome com maior número de intenções de voto é o ex-deputado estadual Deusimar Tererê (PSDB), que tem 8,5% das intenções de voto, seguido pela deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB), esposa do vice-governador Zé Filho. Ela aparece com 6,5% das intenções estimuladas de voto.
Dois nomes do partido do governador Wilson Martins, o PSB, são citados pelo eleitor na pesquisa estimulada. Mirócles Veras (4,5%), ex-vice-prefeito de Parnaíba, e o vereador Iweltiman Mendes, com 2,25%. Mas na pesquisa espontânea os dois não passam de traço. Veras tem 0,75% e Iweltiman aparece com 0,25%.
A preferência do eleitor de Parnaíba por região
O ex-senador Mão Santa tem 26,32% das intenções estimuladas de voto na zona urbana de Parnaíba e na zona rural ele é citado por citado por 25% dos eleitores.
Segunda colocada na zona rural, rigorosamente empatada com Florentino, com 20% das intenções estimuladas de voto, a deputada Juliana Moraes Sousa, é a quinta colocada na área urbana de Parnaíba, onde aparece com 5,75%.
João da Unimagem tem 18,16% das intenções de voto na pesquisa estimulada na área urbana, enquanto Florentino, o terceiro colocado, surge com 17,11%. Tererê é o quarto mais citado pelos eleitores, com 8,95%.
Na área rural, depois de Mão Santa, Juliana e Florentino, o nome mais lembrado na pesquisa estimulada do Data AZ é o de Mirócles Veras, com 10%.
João da Unimagem, segundo na zona urbana, é o último colocado na área rural de Parnaíba, com 5% das intenções estimuladas de voto.
Pesquisa espontânea
Na sondagem espontânea, tanto na zona urbana quanto na zona rural o Data AZ apurou uma grande indecisão. São 68,43% os eleitores urbanos que não sabem em quem votar. Na zona rural, os indecisos somam 75% na sondagem espontânea.
O ex-senador Mão Santa tem 10% das intenções espontâneas de voto tanto na área urbana quanto na zona rural. Na zona urbana o segundo colocado é Florentino Neto, com 7,63%, seguido por João da Unimagem (6,58%), José Hamilton (2,11%) e Tererê (1,58%).
Na zona rural, além de Mão Santa, aparecem citados espontaneamente pelos eleitores o prefeito José Hamilton, a deputada Juliana e o vice-pefeito Florentino, com 5% cada.
Tererê é o mais rejeitado
O tucano Tererê, que tem apenas 1,5% das intenções espontâneas de voto, é o mais rejeitado entre os eventuais postulantes à prefeitura de Parnaíba: 20% dos eleitores dizem que não votariam nele se as eleições fossem hoje.
Mão Santa, com 14,00%, aparece em segundo lugar na rejeição dos eleitores parnaibanos, seguido por Florentino, com 9,75%, Juliana Moraes Souza (7,25%), Fernando Gomes (6%), João da Unimagem (4,5%), Mirócles Veras (3,75%), Iweltiman Mendes (3,5%).
Os que não rejeitam nenhum candidato ou não sabem responder e opinar sobre em quem não votariam somam 31,25%.
O poder de transferência de voto do prefeito José Hamilton
Segundo o Data AZ 52,25% dos eleitores ouvidos disseram que votariam em um candidato apoiado pelo atual prefeito de Parnaíba, contra 34% que não votariam e 13,75% que se mostraram indecisos.
Entre os eleitores da zona urbana, os que votariam no candidato apoiado pelo prefeito somam 51,84% contra 34,47% que não votariam.
No eleitorado rural, o apoio ao candidato do prefeito é de 60% contra 25% que não votariam em um nome apresentado por José Hamilton.
A avaliação da gestão de José Hamilton é mais positiva que negativa: 29,75% dizem que o prefeito faz uma administração boa e ótima, contra 22,25% que o avaliam como ruim e péssimo.
Os que consideram regular somam 44,75%.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Data da realização – 27 e 28 de janeiro de 2012.
Universo da amostra – 400 eleitores de 27 bairros e duas localidades rurais.
Margem de erro: 4,11% para mais ou para menos.
Registro no TRE – Protocolo Nº 00005/2012, de 27 de janeiro de 2012.
Fonte: Portal AZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário