domingo, 28 de agosto de 2011

Palmeiras ganha de virada do Corinthians. e fica a 5 pontos do lider

No Prudentão, Corinthians sai na frente com Sheik, mas vê Verdão reagir com Luan e Fernandão. Combinação da rodada mantém Alvinegro na ponta

Uma vitória no aumentativo, com a assinatura de um jogador até então desconhecido. O triunfo do Palmeiras, por 2 a 1, de virada, sobre o Corinthians, neste domingo, em Presidente Prudente, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, teve o estreante Fernandão como protagonista. Foi dele o gol da vitória alviverde, depois de Emerson abrir o marcador para o Corinthians e Luan empatar para o Palmeiras. De qualquer maneira, o Timão terminou a primeira parte da competição na liderança, com 37 pontos. O Verdão, com o triunfo, foi a 32, mas segue na sexta colocação, beirando o G-4.

Diante de 36.299 pagantes, com uma renda de R$ 962.666,00, o Palmeiras manteve seu bom retrospecto na cidade do interior paulista. Em sete jogos contra o Corinthians na quente Presidente Prudente, o Alviverde venceu quatro e empatou três. O Timão, então, segue sem vencer o rival no local.

No duelo, em que Felipão, suspenso pelo STJD, ficou fora do banco de reservas, a pressão caiu-se sobre Tite, sempre questionado no comando do Timão. E Kleber, que durante a semana teve sua ficha de inscrição na Gaviões da Fiel, quando tinha 18 anos, divulgada na internet, passou em branco novamente.

Preto no branco

A pedido de Felipão, o Palmeiras entrou em campo todo de branco. Assim, o Corinthians, visitante, seria obrigado a atuar todo do preto. Na cabeça do treinador alviverde, uma dificuldade a mais para os rivais no forte calor de Presidente Prudente. Mas o Timão parecia mais aceso no começo da partida.

Liderado por Emerson, o time alvinegro marcou a saída de bola dos alviverdes e pressionou. Mesmo assim, as duas primeiras boas chances foram do Verdão. Ambas com Kleber. Primeiro ele cabeceou por cima do gol aos oito minutos e depois chutou cruzado, após passe de Valdivia, e viu Julio Cesar defender.

Só que foi o Corinthians mesmo que abriu o placar no Prudentão. Aos 18 minutos, Ramon fez ótima jogada pela esquerda, entrou na área e chutou para boa defesa de Marcos. No rebote, Paulinho tentou e a bola sobrou para Emerson. O Sheik tentou cruzar, mas o chute quicou no gramado e enganou o goleiro palmeirense.

Na comemoração, Sheik fez um estilo UFC. Mas depois disso, o Timão cansou e deu espaços ao Palmeiras. Aos 31 minutos, Felipão resolveu sacar Patrik e escalar Fernandão, recém-contratado do Guarani. Porém, a reação alviverde saiu dos pés de Luan, que empatou aos 34, após cobrança de escanteio de Marcos Assunção.

Depois de ouvir a torcida do Corinthians gritar “silêncio no chiqueiro” quando sofreram o gol, os palmeirenses revidaram com um “silêncio na favela”. Se na arquibancada o ânimo ainda existia, dentro de campo, desgastados pelo calor, os jogadores apenas administram a posse de bola esperando o apito final.

Fernandão é o nome dele

A etapa final começou morna, com os dois times tocando a bola de lado, apenas estudando os espaços. Mas, aos seis minutos, Emerson resolveu colocar mais emoção no clássico. Ele dominou a bola na intermediária, avançou e chutou cruzado, assustando o pentacampeão Marcos.

Só que o susto dado pelo Palmeiras foi mais eficiente. No minuto seguinte, após passe de Marcos Assunção pela direita, o estreante Fernandão dominou no peito na pequena área e chutou na saída de Julio Cesar. Um belo gol de virada do Verdão. O lance inflamou a torcida palmeirense e calou a corintiana em Presidente Prudente.

Melhor na partida, o Palmeiras dominou ainda mais o Corinthians depois da virada. Tanto que sobrou espaço até para Valdivia fazer o seu já conhecido chute no vácuo, na frente de Paulinho. Somente aos 23 minutos é que o Timão tentou alguma reação em chute de Emerson. A bola, porém, passou longe do gol de Marcos.

O lance acordou os alvinegros na partida. E aos 26 minutos, Emerson só não empatou o jogo porque seu chute parou nas mãos de Marcos. Mas o Palmeira, definitivamente, era melhor no jogo. Chegou algumas vezes com perigo pelas pontas e se aproveitou de seguidos erros de passe do adversário.

Conforme o jogo caminhava para o final, os dois times abusaram um pouco das faltas. E o Palmeiras, em vantagem, administrou mais a posse de bola. Na tentativa de empatar, o Corinthians se afobou e não conseguiu furar a forte marcação alviverde. Melhor para o Verdão, que segurou uma ótima vitória em Prudente.

Na primeira rodada do segundo turno, a 20ª do Campeonato Brasileiro, o Corinthians recebe o Grêmio, quarta-feira, às 18h, no estádio do Pacaembu, na capital paulista. No mesmo dia, só que às 21h50m, no Rio de Janeiro, o Palmeiras enfrenta o Botafogo. A partida será no Engenhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário