segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Prefeito de Codó esclarece inclusão de seu nome na ‘lista suja’ do trabalho escravo

Prefeito de Codó esclarece inclusão de seu nome na ‘lista suja’ do trabalho escravo

O prefeito de Codó, José Rolim Filho, o Zito Rolim (PV) (foto), encaminhou nota de esclarecimento ao blog com objetivo de esclarecer a inlcusão de seu nome na “lista suja” do trabalho escravo divulgada semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Ele afirma que todos os empregados de suas fazendas trabalham com carteira assinada e equipamentos de proteção individual, quando necessário. Diz que as irregularidades encontradas ano passado aconteceu com um grupo de trabalhadores temporários arregimentados e “mantidos por um cidadão chamado Antônio Mauro, conhecido intermediário de mão-de-obra da região (‘gato’) fazendo o corte de algumas linhas de juquira na Fazenda São Raimundo por cerca de 15 dias”.

O prefeito afirma ainda que estava afastado da administração das suas fazendas e o próprio Antonio Mauro ofereceu o serviço ao gerente das propriedades.

“O administrador das fazendas ofereceu uma casa em alvenaria existente na sede da Fazenda São Raimundo, poço e tudo mais que os trabalhadores precisassem. Mas o sr. Antônio Mauro terminou não usando a estrutura, alegando depois que os próprios trabalhadores preferiram ficar acampados na beira do açude, onde poderiam pescar. Pesca essa que foi devidamente autorizadoa pelo mencionado gerente. E foi justamente esse grupo (terceirizado) de pessoas que foi enquadro pelos fiscais como trabalhadores em situação irregular”, justifica-se Zito Rolim.

O prefeito garante não ter sido processado por nenhum desses trabalhadoes e a inclusão do nome dele na “lista suja” decorre de processo administrativo no ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário