terça-feira, 2 de agosto de 2011

Idosa é resgatada de cárcere privado após ligação para o Disque Denúncia

Idosa é resgatada de cárcere privado após ligação para o Disque Denúncia


Na manhã de segunda-feira (1º), a Central Disque Denúncia Maranhão (3223 5800 - capital e 0300 313 5800 - interior) recebeu uma denúncia sobre uma idosa de 80 anos que se encontrava em cárcere privado, e abandonada pelos familiares, em uma residência na Cidade Olímpica. Logo após o cadastro das informações, o Núcleo de Violência Doméstica acionou o Centro Integrado de Apoio e Prevenção a Violência Contra Pessoa Idosa (CIAPVI) que, imediatamente, deslocou uma equipe até o endereço mencionado.

Casa em que a idosa se encontrava em cárcere privado

Chegando ao local, as profissionais do CIAPVI encontraram a idosa em avançado estado de desnutrição, sem qualquer tipo de higiene, pois estava com o corpo sujo com suas fezes e urina, presa no domicílio há mais de duas semanas, se alimentado apenas quando vizinhos lhe forneciam alimentos e água.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionada, para levaram a idosa à Unidade Mista de Saúde do Bairro do São Bernardo, onde foi internada às 12h e onde continua recebendo cuidados médicos.

Idosa foi resgatada por membros do CIAPVI

A presidente do Cedima e coordenadora do CIAPVI, Isabel Lopizic, está providenciando a transferência da idosa para o Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho, onde receberá tratamento mais adequado. Um irmão da idosa foi localizado, e será intimado a comparecer à Defensoria Pública, para uma mediação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário