quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FESTIVAL DO CARANGUEJO EM ARAIOSES NOS DIAS 09 A 11 DE SETEMBRO




Entre os dias 09 e 11 de setembro ocorre a primeira edição do Festival Gastronômico do Caranguejo-Uçá, em Araioses-MA, a 462 km de São Luís. O objetivo do evento é promover o caranguejo-uçá e seu habitat como um atrativo turístico. O evento visa, também, promover a valorização dos catadores dentro da cadeia produtiva do caranguejo-uçá.

No Festival Gastronômico do Caranguejo-Uçá, especialidades como a patinha de caraguejo, moqueca de caranguejo, a caranguejada, poderão ser apreciadas na praça de alimentação do Balneário da Ilha de Barreiras e na praça do Viva Araioses, que abrigaram o evento.

Ainda, no Viva Araioses, na quadra esportiva, será reconstituído o ecossistema do caranguejo, composto por um rio, uma floresta de manguezal e dunas, devendo nesse espaço serem soltos cerca de 50 caranguejos para que o visitante possa apreciá-lo em seu habitat natural.

O município de Araioses é o maior produtor de caranguejo-uçá do País e com uma população de aproximadamente 42 mil habitantes (Censo-2010), destes, acredita-se que 5 mil sobrevivam da cata desse crustáceo.


Um comentário: