terça-feira, 30 de agosto de 2011

Sul do Maranhão segue em estado de atenção até quarta-feira

Nas últimas 24h, menores índices de umidade foram registrados em Carolina, Balsas, Grajaú e Caxias.


Sul do Maranhão segue em estado de atenção até quarta-feira

SÃO LUÍS – Até esta quarta-feira (31), o Maranhão permanece em estado de atenção por causa do tempo seco. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam sobre as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, abaixo de 30%, em áreas isoladas no sul do Estado até amanhã. Os órgãos orientam que, em situações de risco, a população consulte a Defesa Civil, que pode ser acionada pelo telefone 199.

De acordo com as observações do Inmet, os menores índices de umidade relativa do ar nas últimas 24h foram registrados nas cidades de Carolina (32%), Balsas (35%), Grajaú (48%) e Caxias (50%).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.

No norte, a previsão para os próximos dias é de sol entre nuvens e possibilidade de pancadas de chuva no período da tarde, provocadas pela combinação de temperaturas elevadas e, ao contrário da região sul do Estado, altos índices de umidade relativa do ar. Em São Luís, até o fim de semana, há previsão de chuva de curta duração, que pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia. As temperaturas seguem estáveis nos próximos dias.

Cuidados necessários

Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade de Campinas (Unicamp), no período de tempo seco, a população deve seguir as seguintes recomendações:

No estado de atenção – umidade relativa do ar entre 20% e 30%

– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;

– Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;

– Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;

– Consumir água à vontade.

Estado de alerta – umidade relativa do ar entre 12% e 20%

– Observar as recomendações do estado de atenção;

– Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;

– Evitar aglomerações em ambientes fechados;

– Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Estado de emergência – unidade relativa do ar abaixo de 12%

– Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;

– Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;

– Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10h e 16h;

– Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.

* Com informações do CPTEC/Inpe e Inmet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário