domingo, 4 de dezembro de 2011

Ônibus que levava trabalhadores na BA rodava com liminar do DF, diz PRF

Veículo estava inabilitado na Agência Nacional de Transportes Coletivos.
Já foram confirmadas 33 vítimas fatais e 13 pessoas estão feridas.

Egi Santana e Brenda Coelho Do G1 BA


Acidente entre três veículos deixa mortos no interior da BA, diz polícia (Foto: Zenilton Meira/ AE) Ônibus não tinha autorização da ANTT para circular (Foto: Zenilton Meira/ Agência A Tarde/ AE)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirma que o ônibus envolvido em acidente na Bahia neste sábado (3) não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e circulava mediante uma liminar expedida pela Justiça de Brasília. O veículo se envolveu em acidente com uma carreta e um caminhão na BR-116, perto da cidade de Milagres.

Um balanço do Hospital Prado Valadares, de Jequié, divulgado às 14h30, informou que 33 pessoas morreram e 13 ficaram feridas, sendo três em estado gravíssimo. Mais cedo, a PRF havia confirmado a morte de 36 pessoas e divulgado que 11 tinham sido levadas para hospitais. O atendimento aos feridos está concentrado em Jequié. A PRF chegou a anunciar que haveria uma coletiva de imprensa para dar detalhes sobre o acidente, mas o encontro não aconteceu.

Segundo o encarregado pela fiscalização dos transportes coletivos na PRF da Bahia, inspetor Ruvenal Farias, o ônibus pertence a uma pessoa física que fez o contrato de arrendamento de veículo para transporte coletivo junto à empresa TCB. Ainda de acordo com o inspetor, o ônibus não está habilitado na ANTT, órgão regulador do transporte coletivo no país. No entanto, ainda segundo as informações da polícia, o veículo rodava com uma liminar expedida por uma juíza de Brasília. O ônibus tinha placa da cidade de Santo André, em São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, onde há uma empresa registrada com o nome TCB, a proprietária negou no fim da tarde deste sábado envolvimento no transporte dos trabalhadores. Procurada pelo G1 nesta manhã, Amazil Vieira Batista informou que há 16 anos, a TCB vendeu um ônibus para uma empresa na Bahia e a venda foi feita através do cunhado dela, que trabalha em Vitória da Conquista. A proprietária afirmou que não sabe o nome da empresa que comprou o ônibus. A Agência de Turismo TCB fica em Corumbá, distante 444 quilômetros de Campo Grande.

Ônibus que levava trabalhadores na BA rodava com liminar do DF, diz PRF (Foto: Imagens/ TV Bahia) Motorista da carreta (à esquerda) perdeu o controle do veículo, jogando ônibus para fora da pista. O caminhão foi atingido pelo ônibus (Foto: Imagens/ TV Bahia)

Feridos
O motorista da carreta que pode ter causado o acidente, segundo levantamento preliminar da PRF, sobreviveu e está internado no Hospital Prado Valadares, em Jequié. De acordo com a unidade hospitalar, ele está consciente e permanecerá em observação no hospital. O motorista do ônibus que transportava os trabalhadores morreu no local do acidente. Já o condutor do caminhão saiu ileso. A polícia não divulgou quando as testemunhas serão ouvidas.

O último boletim divulgado pelo Hospital Prado Valadares aponta que o acidente deixou 33 mortos. Foram levados 23 corpos para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista e os outros 10 foram para a unidade de Jequié.

Outras 13 vítimas permanecem no hospital Prado Valadares. Destas, três estão em estado considerado gravíssimo e uma está com suspeita de morte encefálica, de acordo com a direção do hospital. Inicialmente, 15 vítimas deram entrada no hospital, mas duas não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade médica.

Ônibus que levava trabalhadores na BA rodava com liminar do DF, diz PRF (Foto: Imagem/ TV Bahia)Carga dos veículos ficou espalhada na rodovia
(Foto: Imagem/ TV Bahia)

Acidente
A colisão envolveu o ônibus, que transportava trabalhadores do corte de cana, um caminhão e uma carreta. Os trabalhadores seguiam da cidade de Jateí, em Mato Grosso do Sul, para Pedra e Buíque, no Agreste de Pernambuco.

O acidente aconteceu no km 583 da BR-116, região conhecida como "Serra do 100". De acordo com as informações da PRF de Milagres, o local é uma ladeira. No trecho, a estrada é composta por três pistas, duas utilizadas para subida e uma usada para descida.

De acordo com a polícia, o ônibus com os trabalhadores fazia uma ultrapassagem permitida nas duas vias de subida no momento em que a carreta descia a estrada no sentido contrário.

A colisão ocorreu em um trecho logo após uma curva. O motorista da carreta teria perdido o controle e o semi-reboque que ela transportava teria invadido a pista contrária, atingindo o ônibus e jogando-o para fora da pista. O caminhão, por sua vez, foi atingido pelo ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário