quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Coroadinho é quarta ocupação mais populosa do país

Pesquisa traça, também, o perfil de serviços, como água e esgoto, disponíveis nas ocupações.

Maurício Araya/Imirante, com informações do G1
Coroadinho é quarta ocupação mais populosa do país

SÃO LUÍS - Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos dados do Censo Demográfico 2010, divulgado nesta quarta-feira (21), aponta o Coroadinho, no Maranhão, como a quarta ocupação mais populosa do país, com 53.945 habitantes - em Geografia, o termo "populoso" está relacionado ao conceito demográfico de população absoluta. A pesquisa traça, também, o perfil de serviços, como água e esgoto, disponíveis nesses locais de ocupação irregular.

Em 2010 segundo o levantamento, 6% da população do país, ou 11.425.644 pessoas, moravam nos chamados aglomerados subnormais, como favelas e ocupações. Para o IBGE, um aglomerado subnormal é um conjunto de no mínimo 51 unidades habitacionais, que podem ser barracos, casas ou outras moradias consideradas carentes. Esses conjuntos são fruto de ocupação ilegal de terra. Podem ser favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades ou vilas.

No topo do ranking das favelas e ocupações mais populosos do país, segundo IBGE, estão a Rocinha (RJ), com 69.161 habitantes; Sol Nascente (DF), com 56.483; e Rio das Pedras (RJ), com 54.793. Atrás do Maranhão, estão as ocupações das Baixadas da Estrada Nova Jurunas (PA); Casa Amarela (PE); Pirambú (CE); Paraisópolis (SP); Cidade de Deus (AM); Heliópolis (SP); e Assentamento Sideral (PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário