quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Marta Suplicy retira pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo


Presidente Dilma havia pedido que senadora desistisse de prévias.
São pré-candidatos do PT Haddad, Eduardo Suplicy, Zarattini e Jilmar Tatto.

G1, em São Paulo e em Brasília


A senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse nesta quinta-feira (3) que abriu mão da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. Marta falou ao lado do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e do presidente do partido em São Paulo, Antonio Donato.

"Tive muitas conversas com a presidente, reservadas. O pedido deles é um pedido irrecusável e eu gosto de estar no Senado. (...) Sabia que se entrasse para disputar as prévias, ganhando ou perdendo, todos perderiam", afirmou Marta.

A senadora Marta Suplicy (PT) durante pronunciamento em que anunciou retirada da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo (Foto: Roney Domingos / G1)A senadora Marta Suplicy (PT) durante pronunciamento em que anunciou retirada da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo (Foto: Roney Domingos / G1)

Na terça-feira, a secretária de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, afirmou que a presidente Dilma Rousseff pediu que Marta não concorresse nas prévias. O argumento seria que Marta é essencial para o governo no Senado, como vice-presidente da Casa.

Segundo o Planalto, o pedido de Dilma foi feito em uma conversa reservada de Dilma com Marta no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na noite de segunda-feira (31), pouco antes de a presidente realizar uma visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava internado para tratamento contra um câncer no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Assim como Dilma, de acordo com Marta, o ex-presidente Lula também pediu que ela desistisse das prévias. "Fiquei muito sensibilizada com o apelo da presidenta Dilma e do presidente Lula e por isso quero dizer que estou me retirando da disputa de 2012 e vou continuar no Senado, no cargo de vice-presidente."

Segundo Marta, um pedido da presidente Dilma e do presidente Lula é "algo irrecusável."

Marta afirmou ter ligado para Lula nesta manhã para dar a notícia. "Eu conversei hoje [quinta] de manhã. Liguei para ele. Ele está ótimo. Falei que era a primeira pessoa para quem eu gostaria de dar a notícia. Ele falou que não aguenta mais ficar em casa e semana que vem vou para o Instituto (Cidadania). Falei que ia visitar e ele falou vamos marcar um almoço."

Marta era uma das pré-candidatas do PT à Prefeitura de São Paulo, ao lado o ministro da Educação, Fernando Haddad, apoiado por Lula, o senador Eduardo Suplicy, além dos deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto. Os quatro se mantém na disputa.

As prévias do PT estão marcadas para o dia 27 de novembro. Até a próxima segunda-feira (7), os cinco pré-candidatos precisam coletar, no mínimo, 3.181 assinaturas de filiados para poderem garantir a disputa nas prévias.

Marta não quis se manifestar desde já sobre seu eventual apoio aos outros pré-candidatos. "Nós estamos em um processo e esse processo não está terminado."

"Vamos suar a camisa para quem for indicado no partido. Tudo indica que vai ser o Haddad. A candidatura que o PT escolher é a candidatura que eu vou me esforçar para levar lá", completou a senadora.

Planalto
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, classificou nesta quinta-feira a desistência da senadora Marta Suplicy de concorrer à prefeitura de São Paulo como um “gesto de muita maturidade”.

“Marta foi uma grande prefeita. Teve um gesto de muita maturidade neste momento e ela é, sem dúvida, uma eleitora importante em São Paulo e pelo país afora. Então sabemos o quanto é importante a presença da Marta na campanha”, disse.

Carvalho negou, porém, que haja negociações para que a senadora assuma um ministério no ano que vem. “Não tem discussão. Quem escala ministério chama-se Dilma Rousseff”, declarou.

Gilberto Carvalho saiu em defesa do principal nome petista para a prefeitura, Fernando Haddad. Para Carvalho, a anulação de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não coloca em xeque a “competência” de Haddad à frente do MEC (Ministério da Educação).

“O Enem não atrapalha, nada desfaz a extrema competência que o Fernando Haddad e a sua equipe tem gerido o MEC nos últimos anos”, disse. “Não podemos permitir que um incidente, que infelizmente se deveu a má intenção de uma pessoa, atrapalhe um exame que é um sucesso no conjunto do país, então temos que encarar as coisas na devida proporção.”

Suplicy
Mesmo com a movimentação para um consenso dentro do PT paulista para apoiar a candidatura de Haddad, o senador Eduardo Suplicy afirmou na tarde desta quinta-feira que considera "legítimo" manter sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo.

"Eles reconhecem as qualidades do Haddad, mas acho legítimo também que eu seja candidato e possa defender minhas ideias", afirmou o senador ao G1.

"Ela [Marta] sempre disse que está muito feliz com seu trabalho aqui no Senado, assim como eu estou. Mas o apelo pessoal feito pela presidente [para Marta], é claro que pesou. O fato é que eu não recebi apelo", disse o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário