quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Pedra fundamental do Cefet de Araioses será lançada amanhã

qui, 08/09/11
por Gastão Vieira |
categoria Sem categoria

Amanhã terá início a primeira edição do Festival Gastronômico do Caranguejo, em Araioses-MA, a 462 km de São Luís. O objetivo do evento é promover o caranguejo-uçá e seu habitat como um atrativo turístico.

O deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA) participará da abertura do festival amanhã (9), quando será lançada a pedra fundamental do Cefet da cidade. “Além de conseguir o apoio, via Ministério do Turismo para o festival, estou muito otimista de que logo poderemos ver o Cefet de Araioses pronto. A prefeita Luciana também está animada”, disse o deputado.

Catadores

No último mês, Vieira e a prefeita da cidade, Luciana Trinta, estiveram com o ministro da Aqüicultura e Pesca, Luiz Sérgio, para pedir o reconhecimento dos catadores de caranguejo dentre a categoria de trabalhadores que recebem o Seguro Defeso, ou seja, uma remuneração quando ocorre a entre safra do caranguejo. O ministro mostrou-se sensibilizado e prometeu tomar providências para atender à demanda.

O município de Araioses é o maior produtor de caranguejo-uçá do País e com uma população de aproximadamente 42 mil habitantes (Censo-2010). Destes, acredita-se que 5 mil pessoas sobrevivam da cata desse crustáceo. “Estou acompanhando a solicitação junto ao ministro Rossi para que os catadores tenham seu direito garantido”, disse o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário