terça-feira, 6 de setembro de 2011

TRE nega registro para partido de Kassab no Distrito Federal

Segundo tribunal, pedido de registro não incluiu zonas eleitorais.
Rejeição não compromete pedido de registro nacional ao TSE.


O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) negou nesta segunda-feira (5) o pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD), legenda organizada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Segundo o TRE, o pedido foi indeferido no Distrito Federal pela falta de registro de diretórios zonais – o equivalente a diretórios municipais. Apesar de o Distrito Federal ter apenas um município (Brasília), os pedidos de registro de partidos devem incluir as zonas eleitorais – 21 no total. O PSD fez apenas o pedido de registro regional.

O indeferimento do pedido no Distrito Federal não inviabiliza o pedido de registro nacional da legenda ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na última quinta, o partido preencheu o último requisito que faltava para obter o registro nacional - a aprovação pelos TREs em ao menos nove estados.

De acordo com o TRE-DF, o indeferimento do pedido local também não deve provocar impacto eleitoral à legenda, já que o Distrito Federal não tem eleições municipais.

O pedido de registro nacional do PSD ainda tramita no TSE. No final da semana passada, o processo foi enviado pela relatora, ministra Nancy Andrighi, para avaliação da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE), que tem até o dia 12 de setembro para se manifestar.

O advogado do PSD, Admar Gonzaga, informou que os comprovantes da criação da legenda nos estados já foram protocolados na Procuradoria e disse esperar que o parecer seja favorável à criação da legenda em âmbito nacional.

O pedido de registro nacional do PSD foi contestado no TSE pelo DEM e pelo PTB, dois dos partidos que mais devem perder parlamentares para a nova legenda. Ambos contestam a veracidade das assinaturas de apoiadores apresentadas pelo partido de Kassab à Justiça Eleitoral.

Os advogados da nova sigla apresentaram defesa, e os argumentos de cada lado serão analisados pelo TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário