sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Felipão incorpora o 'engenheiro' em visita às obras da Arena Palestra

Técnico acompanha trabalhos na nova casa do Palmeiras, dá pitacos e promete levar elenco para conhecer a história do antigo Palestra Itália

Por Cassio Barco e Diego Ribeiro São Paulo

A Arena Palestra tem entrega prevista para abril de 2013, quatro meses depois do término do atual contrato do técnico Luiz Felipe Scolari com o Palmeiras. Mesmo sem saber se estará no clube na inauguração do novíssimo estádio, Felipão quis conhecer as obras e visitou o local na última segunda-feira, um dia depois do empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, no Pacaembu. O estádio alviverde já estava fechado quando o técnico voltou ao Brasil, em julho de 2010. Ele lembra com saudades dos bons momentos que viveu no local, principalmente do título de Taça Libertadores de 1999, e até da famigerada Turma do Amendoim, que ficava nas cadeiras atrás de seu banco de reservas. Felipão foi nomeado como espécie de embaixador da Nova Arena.

Ao lado de Rogério Dezembro, diretor de novos negócios da WTorre e ex-dirigente do marketing palmeirense, Luiz Felipe Scolari vestiu um par de botas e capacete, e fez uma visita de aproximadamente duas horas à Arena. Interessado nos pormenores da obra, o técnico fez perguntas técnicas, observou o processo de fundação de estacas (já são 130 de 800 previstas), e até se ofereceu para trabalhar no local, em tom de brincadeira. Hoje, a WTorre conta com cerca de 300 funcionários na obra, número que deve aumentar para mil no início da construção do estádio propriamente dito.

- Se eles aceitarem, eu venho fazer um bico no meu momento de folga, trabalhar um pouquinho mais. Do jeito que estou vendo, vão precisar de mais empregados no futuro. Então quem sabe eu não tenha uma vaga por aqui? - brincou.

Mesmo sem ter obrigações, Felipão promete cumprir bem a função de “embaixador”. No elenco, o primeiro convocado a prestigiar as obras será o goleiro Marcos, ídolo máximo da torcida e que deve encerrar a carreira no fim do ano. O técnico quer reunir pelo menos parte do grupo para contar um pouco da história que o Palmeiras tem dentro do estádio.

Gostaria de trazer a equipe aqui para que eles se imaginem dentro desse projeto e façam o Palmeiras ainda maior"
Felipão

- Olha, não sei se vou ficar no comando até a inauguração, não é? Mas o trabalho está sendo bem desenvolvido. Que tragam mais pessoas envolvidas com o Palmeiras para observar o que está sendo feito, como será o clube do nosso futuro. Foi boa essa visita, para observar como as coisas estão sendo feitas. Gostaria de trazer a equipe aqui para que eles se imaginem dentro desse projeto e façam o Palmeiras ainda maior - disse o comandante.

Felipão reconhece a importância da obra, mas lamenta o fato de ter de jogar em outros campos desde que voltou. O Palmeiras tem se revezado entre Pacaembu e Canindé, estádios que agradam à torcida, mas não se comparam à mística do antigo Palestra Itália. Ao ver o gramado hoje alto e sem cuidados, o técnico puxou na memória o pênalti perdido por Zapata, do Deportivo Cali, que sacramentou o título da Libertadores de 1999. Relembrou de outras tantas partidas comandadas por ele entre 1997 e 2000, e admitiu uma pontinha de dor no coração.

- Ver a transformação é ótimo, mas ver nosso campo sem grama, sem nada, dá um pesar na gente. Mas saber que em 2013 tudo estará sendo concluído de forma maravilhosa, que o Palmeiras poderá usufruir, os paulistanos em geral, de um clube, casa de eventos fantástica, é muito bom... Isso tudo faz parte do progresso. Lembro de um projeto de 1997, que o então presidente Mustafá Contursi me mostrou. Finalmente se concretizou, é o grande passo do Palmeiras para o futuro - comemorou o técnico.

Felipão visita obras na Arena Palestra (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Felipão vê do alto o andamento das obras na Arena
Palestra (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

O projeto de uma nova arena vem mesmo de longa data. No entanto, só em 2010 é que a parceria com a WTorre foi aprovada e as obras começaram. Em meio a pressões de conselheiros e diretores, o presidente Arnaldo Tirone demorou a assinar a ratificação da escritura. Só depois disso é que os trabalhos tomaram um ritmo acelerado. Pensando no futuro pós-Copa de 2014, Felipão analisou o legado que o estádio pode deixar.

- Somos o único país pentacampeão do mundo. Se o futebol nasceu na Inglaterra, nós entramos como o melhor futebol há muitos anos. Precisamos observar o esporte de uma forma diferente, empresarial, e é isso que estou vendo aqui. Esse projeto está sendo bem desenvolvido e São Paulo vai ter uma das melhores arenas do mundo. Não só para os palmeirenses, que poderão ver os jogos do seu time, mas para o cidadão que vai freqüentar os shows, o centro empresarial...

Os vestiários das piscinas estão prontos e já foram entregues ao clube. O Palmeiras ainda viabiliza a compra dos armários para ocupar o lugar e permitir a demolição do antigo vestiário - e consequentemente da parte final de arquibancadas que precisam ir abaixo. O prédio administrativo já teve toda sua concretagem finalizada, o que ratifica a posição da WTorre de entregar o edifício no fim de 2011 (bem como edifício de quadras). Quando essas torres forem finalizadas, o clube poderá voltar a ter todas as suas atividades normais no complexo.

Felipão visita obras na Arena Palestra (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Felipão viu que o prédio administrativo está bem encaminhado (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário