Torcedores esquentam preparativos para 'beatificação' de São Marcos
Ciro Barros e Gabriela Chabatura
Publicada em 11/01/2012 às 08:00
São Paulo (SP)
Conhecido pelos milagres dentro de campo, Marcos agora pode se tornar um Santo fora dele. Pelo menos essa é a promessa da torcida palmeirense que organizou uma procissão para o ídolo no sábado, data do amistoso contra o Ajax (HOL). Aposentado há uma semana, o goleiro fala nesta quarta-feira, às 11h30, pela primeira vez, na Academia, sobre a decisão de parar.
Apesar do processo de beatificação ser totalmente inviável religiosamente, os torcedores já organizaram documentos do que consideram milagres feitos por São Marcos na carreira e pretendem levar a ideia adiante. A procissão é o primeiro dos atos que o grupo pretende fazer para consagrar Marcos como santo. 2012 é considerado o "ano santo" por eles.
Um dos responsáveis por organizar a procissão e a canonização do goleiro, Felipe Giocondo acredita que a santidade do ídolo fica por conta do imaginário dos torcedores palmeirenses. Para ele, o maior milagre de Marcos, ídolo nacional, é o poder de unir todas as torcidas.
– Os jogos importantes e pênaltis defendidos são alguns dos milagres. Mas é uma brincadeira que levamos para os católicos e até os mais fervorosos acharam divertida – afirmou o palmeirense Giocondo.
O teólogo Jorge Cláudio Ribeiro diz que a relação entre o futebol e a religião é algo comum, já que é possível apontar semelhanças entre ambos.
Para o cortejo religioso, os ex-goleiros da época da Academia, Oberdan Cattani, Velloso e Sérgio, foram convidados. A festa terá direito a um trio elétrico, onde ficará uma pessoa representando a imagem de um papa, além dos batuques das baterias das torcidas organizadas. Marcos foi convidado para o evento, mas ainda não confirmou a sua presença.
A procissão começa em frente ao Palestra Itália e termina no Pacaembu, local da partida. O percurso ainda está indefinido por depender da aprovação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A expectativa é a de que mais de cinco mil pessoas de todo o Brasil participem.
Veja os doze milagres de São Marcos, segundo os torcedores
http://www.lancenet.com.br/infograficos/os-doze-milagres/
É no sábado!
Concentração
A partir das 11h, torcedores se reúnem em frente ao Palestra Itália.
Início da procissão
Por volta do 12h30, os torcedores saem do Palestra e iniciam a procissão.
Chegada ao Pacaembu
Prevista para às 14h30 na praça Charles Miller: ficarão meia hora.
Com a palavra - Jorge Cláudio Ribeiro - Teólogo e professor da PUC-SP
"Há semelhanças entre o futebol e a religião"
Podemos perceber algumas semelhanças entre futebol e religião. Ambos estão repletos de rituais, regras, pedidos. Ambos rezam, possuem orações. Você vê a torcida do Fluminense, que se apropriou de João Paulo II, e na cobrança dos pênaltis adota esse ritual.
São elementos da religião adotados no futebol, que têm uma ética que, às vezes, são semelhantes.
Quando Marcos levanta o dedo e aponta para o céu, traz uma ideia de uma força superior que o guiou. Então faz sentido beatificá-lo. Ele não é apenas talentoso, é um líder em campo, como um cardeal.
Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Torcedores-esquentam-preparativos-beatificacao-Marcos_0_625137668.html#ixzz1j9M1cy8A
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário