Biologia e história estão entre as disciplinas cobradas no exame de hoje
A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começa a ser aplicada às 13h deste sábado (22). Serão 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de ciências da natureza (área que engloba biologia, química e física) e 45 de ciências humanas (que inclui geografia, história, filosofia e sociologia). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55 - não será permitido entrar depois disso nas salas de exame.
Uso de celular, MP3 Player e iPod está proibido durante a prova, assim como lápis, borracha e relógio - seja digital ou de ponteiro. Este ano os objetos serão recolhidos e colocados em uma sacola plástica que será lacrada . No ano passado um reporte do Jornal do Commercio, de Pernambuco, enviou o tema da redação por SMS de dentro da prova.
O estudante é orientado pelo MEC (Ministério da Educação) a levar apenas caneta de tinta preta feita em material transparente.Segundo o ministério canetas de outras cores não são reconhecidas pela leitura óptica que verifica os resultados.
O que levar
Os candidatos devem levar apenas o documento de identidade com foto. Mais de 5,3 milhões de candidatos estão inscritos no Enem. Também é recomendado que os estudantes levem o cartão de confirmação, mesmo ele não sendo obrigatório.
Quem perdeu ou não recebeu o cartão– que deveria ter sido entregue até o dia 14 de outubro – pode imprimir uma segunda via na internet no site do Inep (Instituto responsável por realizar o Enem). O tempo máximo de permanência na sala de prova é de quatro horas e meia - o estudante tem até 17h30 para sair.
Caso termine o exame antes, o vestibulando é liberado a partir de duas horas após o início - ou seja, sai a partir das 15h. A prova também vai ser aplicada neste domingo (7), com o mesmo horário de entrada, mas uma hora a mais para terminar - o prazo final para sair do Enem passa a ser 18h30.
O que pode ser cobrado
Para a prova de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) a dica do diretor do colégio Vértice Adilson Garcia é ler atentamente o enunciado da questão, pois a resposta pode estar nele. É possível que a prova tenha assuntos do dia a dia, como enchentes, primavera árabe, inclusão social e câmbio, e que seja pedido ao aluno para explicar como isso afeta a sociedade. Segundo Garcia , levam vantagem os candidatos que têm o hábito de ler jornal e revista.
Já no caso de ciências da natureza (química, física e biologia) não devem ser cobrados cálculos pesados. Em física, diz o professor Ernani Ferrara, devem cair dinâmica, leis de Newton, cinemática (movimentos dos corpos), eletricidade, ótica e ondas.
- Recomendo ao estudante fazer primeiro as questões que ele sabe. Melhor “chutar” o que não sabe do que não dar tempo de fazer o que sabe. Se tentar fazer o que não sabe vai perder tempo e se desesperar. Aconselho dar uma lida geral e marcar em frente da questão: F (fácil), D (difícil) e M (médio), e fazer o que tem facilidade.
Alimentação
A organização aconselha que os estudantes levem comidas leves e garrafa de água, pois a prova é longa. E como os adolescentes costumam ficar tensos durante o exame,o R7 consultou a nutricionista Ariane Machado para saber sobre alimentos que ajudam a aliviar a tensão. Ela diz que há alternativas leves para o chocolate, um dos alimentos que mais causam bem-estar.
- O chocolate tem substâncias como o triptofano, um aminoácido que junto com outros nutrientes ajuda a fornecer a serotonina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. Então com base nisso, recomendamos nutrientes que tem magnésio e triptofano, precursores da serotonina. É o caso da castanha do Pará e das nozes que ajudam a produzir essa sensação gostosa.
Outra recomendação de Ariane é não cortar carboidratos, como os jovens costumam fazer para manter o peso, pois o nutriente pode atrapalhar o humor dos candidatos.
- Tem muitos adolescentes, principalmente meninas, que fazem dieta e cortam o carboidrato. Só que isso pode levar a irritabilidade e estresse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário