Buscas por vítimas continuam.
Chuva, neve e frio devem piorar situação na província de Van.
O forte terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o leste da Turquia no domingo (23) já matou pelo menos 523 pessoas, informou nesta quinta-feira (27) o Escritório de Emergências do país.
Pelo menos 1.650 pessoas ficaram feridas, e ainda há desaparecidos. Ao menos 2.262 prédios desabaram.
As condições meteorológicas pioravam na região. Faz muito frio no país, e eram previstas precipitações de chuva e neve e temperaturas próximas a zero grau centígrados. Deve ficar ainda mais frio nos próximos dias.
Apesar disso, continuam sem descanso os trabalhos de busca de sobreviventes entre as ruínas de Van, Ercis e outros povoados da área.
Gozde Bahar, uma professora de 27 anos, foi resgatada nesta quarta-feira após 66 horas abaixo dos escombros, assim como Mahir Arli, um bebê de 8 meses que sobreviveu escondido em uma gaveta.
O bebê ficou separado de sua família quando sua casa 'se partiu em duas', explicou a mãe da criança, Sevilay, em declarações ao canal 'NTV', mas de alguma forma ele conseguiu engatinhar até um armário e se esconder em uma gaveta, se protegendo dos entulhos até ser resgatado.
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, reconheceu que aconteceram erros na distribuição de ajuda, o que provocou tensão, especialmente pela falta de barracas para resguardar os sobreviventes das frias temperaturas.
Ajuda japonesa
Equipes do Japão vão ajudar a socorrer as vítimas do tremor na Turquia. Médicos e enfermeiros japoneses vão ao local para tratar os sobreviventes. É uma retribuição à ajuda prestada pela Turquia quando o Japão foi atingido pelo tremor seguido de tsunami em março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário