domingo, 15 de maio de 2011

Açude Paulo Sarasate, em Varjota (CE), atingiu a capacidade máxima.



Açude Paulo Sarasate, em Varjota (CE), atingiu a capacidade máxima.
Reservatório é um dos 65 existentes no estado.

EDUARDO SANTOS araioses=ma

imprimir Açude Paulo Sarasate, em Varjota (CE) começou a sangrar nesta terça-feira (12) pela manhã. O açude é um dos maiores do Ceará e a última vez que ele sangrou foi 2009.

Nota da redação: De acordo com o coordenador estadual Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no Ceará, Eduardo Gonçalves Segundo, há 65 reservatórios como o Açude Paulo Sarasate (também conhecido como Açude Araras) no estado.


A principal finalidade dos açudes é abastecimento de populações, além de perenização dos rios da região. Todos os reservatórios têm potencial para sangria, que ocorre quando é atingida a capacidade máxima. "Quando ocorre a sangria, há a renovação da água do açude, o que é muito importante", diz o coordenador. Segundo ele, o DNOCS recomenda que a população não ande à beira dos açudes, especialmente durante a sangria.


De acordo com o coordenador, os açudes controlados pelo DNOCS no Ceará já atingiram 85% da capacidade máxima, com garantia de água para os próximos três anos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário