sexta-feira, 23 de março de 2012

No dia 29 de março Araioses estara comemorando 74 anos de emancipação politica.


Hino de Araioses - MA


Salve, ó Terra de Heróis destemidos
Que buscas o progresso e a aventura,
Não temas os caminhos vencidos.

Tudo alcanças com fé e bravura,
Teu trabalho e o teu nome, então,
Contemplam o poder da Nação.

Estribilho

Araióses, Araióses
És a Terra da paz e do amor...
Tua gente venturosa,
Enobrece o teu grande esplendor.

Seja sempre constante tua glória
Aos teus filhos que esperam o porvir
E aos passos mais altos da História do Brasil vós haverás de unir;
Sobre nós permaneça a grandeza
Sublimada pela Natureza.

__________________________________________________________
HISTORIA DE ARAIOSES


Araioses já foi Aldeia, Povoado e Vila, passou a condição de cidade no dia 29 de março de 1938, pela Lei Estadual nº 045. A religião católica é predominante no município sendo festejada anualmente a Padroeira de Araióses Nossa Senhora da Conceição de 29 de nov. a 08 de dez. na Igreja Matriz da cidade e vários outros santos na sede e no interior do município.

Seus principais pontos turísticos são: as praias do Farol, do Caju, do Meio, dos Guarás e dos Poldros; as ilhas do Caju, Canárias, dos Poldros, do Carrapato e outras quase 60 ilhas do Delta das Américas dentro dos limites do município, em sua esfera continental conta também com Cana-brava, São Raimundo, Balneário de Ponta Grossa, Mangueira, Mexeira, Melancia etc. localidades nas margens do Rio Magu, cuja água é cristalina e de pura beleza. No povoado de Aldeia está localizado o cemitério indígena onde foi sepultado o fundador de Araióses João de Deus Magu, na sede municipal os principais pontos são a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datado do ano de 1748, a Praça Viva Araióses e a Ilha de Barreiras. As atividades econômicas do município são: a agricultura, a pesca, o comércio, o turismo e a coleta de caranguejo.

Geografia

O município encontra-se na região nordeste do Estado do Maranhão, e é uma das portas de entrada para o Delta do Rio Parnaíba.

O município de Araioses compreende uma área de 1.782,5 km². Incluindo a parte continental e insular (Ilha das Canárias, Ilha do Caju, etc). Está localizado a uma altitude de 6 metros acima do nível do mar.

Sua população, de acordo com o Censo-2010, é de 42.505 habitantes, sendo 12.045 na parte urbana e na área rural 30.460 pessoas. Sua densidade demográfica é de 23,84 hab/km². Atualmente é um dos municípios mais pobres do Brasil e com um dos piores índices de desenvolvimento humano.

Hidrografia

O município localiza-se às margens do Rio Santa Rosa (afluente do Parnaíba) e é cortado pelo Rio Magu, rio este que tem nascentes no município de Santana do Maranhão.

Rodovias

Administração

2 comentários:

  1. boa tarde eduardo,amei seu blog,tem como vc comentar mas sobre araioses sou filha do raimundinho coutinho não abito ai mas sinto muita saudade da ir.vendo todas as postagem vir que araiose cresceu,fico feliz por isso...abraços.selene coutinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola tudo bom e bom saber que conterraneos como vc sempre estão ligados nas principais noticia de nossa querida Araioses. email- eduardo82santos@hotmail.com

      Excluir