quinta-feira, 15 de março de 2012

Governadora encerra agenda no interior com inauguração de UPA em Codó

jornal pequeno

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, inauguraram a última UPA do Programa Saúde é Vida, na manhã desta quinta-feira (15), em Codó, município onde foi encerrada a semana de itinerância do governo no interior do estado. Agora, já são 10 o número de UPAs em plena atividade no Maranhão.

A unidade de saúde foi inaugurada com grande festa, preparada para a população daquela cidade, que, junto ao prefeito Zito Rolim, recebeu de braços abertos a governadora e toda sua comitiva, formada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, secretários de Estado e deputados.

A governadora fez um balanço positivo do governo itinerante durante esta semana, que resultou na entrega de dois hospitais de 20 leitos (Jatobá e Sucupira do Riachão), três UPAs (Timon, São João dos Patos e Codó), assinatura de ordem de serviço para reforma e adaptação do Hospital Regional de Presidente Dutra e autorização de ampliação do sistema de abastecimento de água de Barão de Grajaú. Além da visita ao canteiro de obras dos empreendimentos de gás e usina térmica da OGX/MPX em Santo Antônio dos Lopes.

A UPA de Codó, como as outras nove já inauguradas, é dotada dos melhores equipamentos, inclusive ambulância e profissionais capacitados para atender aos pacientes diuturnamente. “Esta unidade de saúde será mantida, parte pelo Governo Federal, que entra com R$ 300 mil, e parte pelo Governo do Estado, com R$ 700 mil. É um benefício para toda a população de Codó, que precisa e merece. Ano passado, para vocês terem uma ideia, as UPAS inauguradas no Maranhão, atenderam a 46 mil pessoas, uma prova de que elas são muito importantes para todos nós”, disse a governadora durante a solenidade.

O secretário Ricardo Murad frisou o esforço que o Governo do Estado fez para colocar o que há de melhor dentro das UPAS. “Hoje, estamos cumprindo a primeira etapa do programa Saúde é Vida, com a inauguração da décima UPA, aqui em Codó. Portanto, a festa é também dos moradores de Codó, do prefeito Zito Rolim e de todos aqueles que serão beneficiados com esta moderna unidade de saúde”, disse Ricardo Murad, destacando o empenho de deputados como César Pires, líder do Governo na Assembleia Legislativa, para que uma UPA fosse instalada no município. “O governo nunca deixou de se importar com Codó e estejam certos de que outras etapas virão”, complementou.

O ministro Edison Lobão lembrou que o projeto de construção das 72 unidades de saúde em andamento no Maranhão é um projeto concebido na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que se mantém na gestão Dilma Rousseff. “Um projeto ousado, do qual muitos duvidavam, porque, certamente, não conhecem a governadora Roseana Sarney e o secretário Ricardo Murad. As unidades de saúde que estão sendo inauguradas aqui não deixam nada a dever aos hospitais de São Paulo”, frisou o ministro.

No seu compromisso de trabalho em Codó, além de inaugurar a UPA, a governadora visitou lideranças políticas em Codó. Com sua comitiva, foi até as residências do deputado Camilo Figueiredo e seu pai, o ex-prefeito Biné Figueiredo; visitou o ex-prefeito Ricardo Archer e também o empresário Francisco Carlos de Oliveira, um dos maiores empregadores da região dos Cocais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário