Pilotos e delegados, Osvalmir Carrasco Melati Júnior (E) e Bruno Rosa Carneiro |
Corpo de delegado de Iporá, o primeiro a ser reconhecido |
O principal suspeito da chacina de Doverlândia (GO), Aparecido Sousa Alves, 22, está entre as oito vítimas do acidente. Antes da queda, suspeita-se que a aeronave modelo AW 119 - Koala Escorpião (PPPCG) teria explodido. Segundo informações da Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH), estavam ainda no helicóptero os delegados Jorge Moreira da Silva (titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas), Antônio Gonçalves Pereira dos Santos (superintendente da Polícia Judiciária), Osvalmir Carrasco Melati Júnior (chefe do Grupo Aeropolicial), Vinícius Batista da Silva (titular da Delegacia de Iporá (GO) e responsável pelo inquérito da chacina), Bruno Rosa Carneiro (chefe-adjunto do Grupo Aeropolicial) e dois peritos, os primos Fabiano de Paula Silva, lotado em Iporá (GO), e Marcel de Paula Oliveira, lotado em Quirinópolis (GO).
Delegado Jorge Moreira (E) e delegado Antônio Gonçalves que estavam abordo da aerenove |
A aeronave
A equipe estava retornando para Goiânia depois de realizar a segunda etapa da reconstituição da chacina. Segundo o assessor da Polícia Civil, Norton Luiz Ferreira, o helicóptero teria passado por uma revisão nesta segunda-feira (7/5). Norton está reunido neste momento com o secretário de Segurança Pública e Justiça do Estado, João Furtado, para definir quais serão as atitudes tomadas pelos oficiais no local do acidente.
De acordo com a assessoria da Polícia Militar de Goiás, a aeronave é um dos três helicópteros comprados em 2010 pela Secretaria de Segurança Pública e Justiça. O contrato tinha valor de US$ 11 milhões (R$ 21 milhões) e incluia treinamento de tripulantes e pessoal de manutenção.
Resgate
Uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Goiânia seguiu às 17h para o local do acidente. Segundo informações da corporação, o local é de difícil acesso e não há informações sobre sobreviventes. Bombeiros militares de Rio Verde também se deslocaram para auxiliar no resgate. A equipe conta com sinalizadores para iluminar a área do acidente. Além dos bombeiros, também foram deslocados para o local viaturas das polícias Civil, Militar e do GP3, para realizar o isolamento da área.
Investigação
A investigação dos motivos da queda do helicóptero estará a cargo do sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), de Brasília. De acordo com o coronel Valter Barreto Silva, chefe do Seripa VI, as informações até então são preliminares e uma equipe já está a caminho de Piranhas. "A distância entre Brasília e o local do acidente é longa e os peritos devem iniciar os trabalhos somente na manhã desta quarta-feira", afirmou coronel Barreto.
Nota
O governador Marconi Perillo (PSDB) emitiu nota oficial lamentando o acidente e decretou luto oficial por três dias. "Goiás perde profissionais de altíssimo valor, ilibada reputação, reconhecida competência e notável valor humano, que se destacaram no exercício de suas funções, honrando a tradição de nossa Polícia."
"Ao longo de suas vidas, eles souberam valorizar o trabalho a que se dedicaram. Morreram no estrito cumprimento do dever legal, exercendo com denodo a missão superior de proteger o cidadão e oferecer segurança e tranquilidade aos goianos. Merecem, assim, todo o nosso reconhecimento, nosso preito de gratidão e, neste momento derradeiro, os nossos sinceros aplausos", pontua o texto.
Fonte: A Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário