quarta-feira, 9 de maio de 2012

Tragédia de Piranhas: corpo de delegado de Iporá é o primeiro a ser reconhecido, 8 morreram em acidente

O delegado regional da Delegacia de Polícia Civil de Piranhas (GO), Cleiton Giovani Colodete, informou que conseguiu identificar um dos dois corpos encontrados até então no acidente com o helicóptero Koala da SSPJ-GO, que vitimou oito pessoas. Cleiton afirma que o corpo localizado do lado de fora da aeronave é do delegado Vinícius Batista da Silva, 33 anos. Titular da Delegacia de Iporá (GO), Vinícius Batista era responsável pelo inquérito da chacina de Doverlândia (GO).

Pilotos e delegados, Osvalmir Carrasco Melati Júnior (E) e Bruno Rosa Carneiro
"Eu mesmo vi que era o Vinícius porque estive com ele hoje durante todo o dia, na reconstituição dos crimes, e o identifiquei pela calça preta e a blusa listrada que ele estava usando", declarou o delegado.

Corpo de delegado de Iporá,
o primeiro a ser reconhecido
Cleiton relatou ainda que o outro corpo encontrado, carbonizado e dentro do helicóptero, está totalmente desfigurado e não foi possível saber de quem se trata. O delegado relatou também que o miolo da aeronave está completamente carbonizado. Ele foi até a Fazenda do Boi, a 25 quilômetros da cidade, na noite desta terça-feira (8/5), para garantir um maior isolamento da área. Algumas horas depois voltou à cidade de Piranhas para repassar informações preliminares para o restante da Polícia Civil, já que no lugar não há sinal para telefonia celular. Cleiton informou ainda que os trabalhos das equipes de polícia e Corpo de Bombeiros no local do acidente vão ser intensos nesta madrugada, e os bombeiros estão à caminho com um gerador de energia.

O principal suspeito da chacina de Doverlândia (GO), Aparecido Sousa Alves, 22, está entre as oito vítimas do acidente. Antes da queda, suspeita-se que a aeronave modelo AW 119 - Koala Escorpião (PPPCG) teria explodido. Segundo informações da Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH), estavam ainda no helicóptero os delegados Jorge Moreira da Silva (titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas), Antônio Gonçalves Pereira dos Santos (superintendente da Polícia Judiciária), Osvalmir Carrasco Melati Júnior (chefe do Grupo Aeropolicial), Vinícius Batista da Silva (titular da Delegacia de Iporá (GO) e responsável pelo inquérito da chacina), Bruno Rosa Carneiro (chefe-adjunto do Grupo Aeropolicial) e dois peritos, os primos Fabiano de Paula Silva, lotado em Iporá (GO), e Marcel de Paula Oliveira, lotado em Quirinópolis (GO).

Delegado Jorge Moreira (E) e delegado Antônio Gonçalves que estavam abordo da aerenove
O Secretário de Segurança Pública e Justiça, João Furtado de Mendonça Neto se pronunciou no início desta noite. Segundo o secretário, equipes foram encaminhadas para isolar o local. Conforme afirmou, o primeiro passo é confirmar a identidade das vítimas e a causa da queda da aeronave. "Não temos confirmação das causas. Temos no local peritos e policiais, que vão buscar investigar isso", disse. João Furtado informou que irá ao município de Piranhas na início da manhã desta quarta-feira (9/5).

A aeronave
A equipe estava retornando para Goiânia depois de realizar a segunda etapa da reconstituição da chacina. Segundo o assessor da Polícia Civil, Norton Luiz Ferreira, o helicóptero teria passado por uma revisão nesta segunda-feira (7/5). Norton está reunido neste momento com o secretário de Segurança Pública e Justiça do Estado, João Furtado, para definir quais serão as atitudes tomadas pelos oficiais no local do acidente.

De acordo com a assessoria da Polícia Militar de Goiás, a aeronave é um dos três helicópteros comprados em 2010 pela Secretaria de Segurança Pública e Justiça. O contrato tinha valor de US$ 11 milhões (R$ 21 milhões) e incluia treinamento de tripulantes e pessoal de manutenção.

Resgate
Uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Goiânia seguiu às 17h para o local do acidente. Segundo informações da corporação, o local é de difícil acesso e não há informações sobre sobreviventes. Bombeiros militares de Rio Verde também se deslocaram para auxiliar no resgate. A equipe conta com sinalizadores para iluminar a área do acidente. Além dos bombeiros, também foram deslocados para o local viaturas das polícias Civil, Militar e do GP3, para realizar o isolamento da área.

Investigação
A investigação dos motivos da queda do helicóptero estará a cargo do sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), de Brasília. De acordo com o coronel Valter Barreto Silva, chefe do Seripa VI, as informações até então são preliminares e uma equipe já está a caminho de Piranhas. "A distância entre Brasília e o local do acidente é longa e os peritos devem iniciar os trabalhos somente na manhã desta quarta-feira", afirmou coronel Barreto.

Nota
O governador Marconi Perillo (PSDB) emitiu nota oficial lamentando o acidente e decretou luto oficial por três dias. "Goiás perde profissionais de altíssimo valor, ilibada reputação, reconhecida competência e notável valor humano, que se destacaram no exercício de suas funções, honrando a tradição de nossa Polícia."

"Ao longo de suas vidas, eles souberam valorizar o trabalho a que se dedicaram. Morreram no estrito cumprimento do dever legal, exercendo com denodo a missão superior de proteger o cidadão e oferecer segurança e tranquilidade aos goianos. Merecem, assim, todo o nosso reconhecimento, nosso preito de gratidão e, neste momento derradeiro, os nossos sinceros aplausos", pontua o texto.

Fonte: A Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário