Imagem ilustrativa |
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) realiza nesta segunda-feira (21) reunião para debater os problemas da estiagem no Maranhão. Onze municípios já decretaram estado de emergência devido à escassez de chuvas no interior do estado.
Foram atingidos pela seca, Afonso Cunha, Amarante do Maranhão, Bacuri, Governador Archer, Guimarães, Humberto de Campo, Magalhães de Almeida, Mirinzal, Paraibano, Paulino Neves e Santa Helena.
O evento é destinado a prefeitos, secretários municipais de agricultura e técnicos municipais da área. Participam dos debates representantes das Secretaria de Agricultura (Sagrima) e de Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar e Inclusão Sócio-Produtiva, Agência de Extensão Rural (Agerp), Companhia da Água e Saneamento (Caema), Defesa Civil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Marreca reúne prefeitos para debater problemas da seca nesta segunda-feira. Segundo o presidente da Famem, Júnior Marreca, prefeito de Itapecuru-Mirim, o problema da estiagem e possíveis soluções devem ser debatidos em regime de urgência, sob pena de produtores rurais de vários municípios perderem a produção agrícola de praticamente um ano inteiro.
"Sempre que o agricultor planta, seja ele pequeno, médio ou grande, conta-se com as chuvas para que a plantação produza o que deve. Mas este ano as chuvas vieram em nível abaixo do esperado e, munidos de informações de especialistas da área, nós da FAMEM daremos aos municípios o suporte necessários para enfrentar esse flagelo", explicou Marreca.
"E a tendência é esse número aumentar se a estiagem continuar. Por isso, para ajudar quem já enfrenta o problema e que está na iminência de ser atingido por ele, precisamos correr contra o tempo para amenizar a situação", completou o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário