segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tartarugas Marinhas em posse de populares em Canarias municipio de Araioses são resgatadas


As ações do projeto são patrocinadas pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental


Ações do projeto são patrocinadas pela Petrobras

Na manhã do último sábado, dia 19 de maio, a equipe do projeto Tartarugas do Delta foi informada que alguns moradores avistaram filhotes de tartarugas marinhas em posse de populares na Ilha das Canárias, localizado no território maranhense do Delta do Parnaíba.

Em seguida, realizou-se uma saída de campo para resgatar os filhotes e repassar informações sobre o trabalho realizado durante esse período reprodutivo das tartarugas marinhas. As ações do projeto são patrocinadas pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

"Ao chegarmos ao local, fomos recepcionados pelo colaborador João Batista que nos levou até a casa do Sr. Otaviano, este havia encontrado três filhotes. No mesmo, momento outro representante da comunidade, conhecido por Gleison relatou que havia mais um filhote na casa do Sr. Raimundo e assim, conseguimos resgatar os filhotes, repassar informações sobre o trabalho e dividir experiência com a comunidade", destacou a coordenadora Técnica, bióloga Werlanne Magalhães.

A bióloga destaca ainda que de acordo com os dados observados, sugere-se que estes filhotes nasceram na praia do Pontal, próxima à praia da Pedra do Sal em Parnaíba e foram levados pela correnteza para a Ilha das Canárias e em virtude disso, estes filhotes foram reintroduzidos em seu local de origem.

A Ilha das Canárias, em Araioses – MA, é a segunda maior ilha da região do Delta do Parnaíba, com aproximadamente 32 km² perdendo apenas para Ilha Grande no Piauí. Representada por uma comunidade que vive da pesca artesanal e da agricultura, através do cultivo de arroz.

fonte 180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário