quarta-feira, 15 de junho de 2011

Manoel Ribeiro defende linha de teleférico em Barreirinhas

Manoel Ribeiro defende linha de teleférico em Barreirinhas

O deputado Manoel Ribeiro (PTB) defendeu, na manhã desta quarta-feira (15), a ideia de que o governo federal, através do Ministério de Meio do Ambiente, abra uma licitação pública para que seja feita a privatização de uma linha de teleférico no município de Barreirinhas.

Ele reafirmou o pedido para que o governo do Estado adote urgentes providências no sentido da construção de um terminal e de uma pista de pouso e decolagem no município de Barreirinhas.

“Eu vou pedir para o ministro de Meio Ambiente que abra a licitação sobre os teleféricos, porque, lá em Carolina, em Pedra Caída, existem 830 metros de tirolesas: são aqueles cabos de aço com aquela cinta que o turista desce. Então estão sendo construídos três quilômetros de teleféricos para que as pessoas possam conhecer a Pedra Caída”, afirmou Manoel Ribeiro.

Ele frisou que uma obra como esta, para ser realizada em Barreirinhas, teria um custo estimado em R$ 100 mil, e seria uma grande contribuição para o incentivo ao turismo na região dos Lençóis Maranhenses.

Os deputados Carlos Alberto Milhomem (DEM), Stênio Rezende (PMDB), Marcos Caldas (PRB), Carlinhos Amorim (PDT) e Arnaldo Melo (PTB) e Hélio Soares (PP) se pronunciaram sobre o assunto, mediante apartes ao discurso de Manoel Ribeiro.

Stenio Rezende frisou que a paralisação das obras no aeroporto de Barreirinhas acarreta um grande prejuízo, não só para Barreirinhas, mas para o todo o Estado. Rezende defendeu uma parceria do governo do Estado com a iniciativa privada para diversos pontos turísticos do Maranhão sejam adequadamente valorizados.

Os deputados Carlos Alberto Milhomem e Marcos Caldas parabenizaram Manoel Ribeiro pelo pronunciamento. Marcos Caldas destacou que o município de Barreirinha recebe 65% de todo turista que vem para o Maranhão, e não é reconhecido. “Não só no caso do aeroporto. No carnaval não teve incentivo e agora no São João não tem incentivo e o próprio turismo de Barreirinhas tem muito pouco incentivo do governo estadual e do governo federal”.

Hélio Soares lamentou também que, por conta do abandono das obras no aeroporto do município de Barreirinhas, o Maranhão está sendo bastante prejudicado. “A principal atração turística do Maranhão é Barreirinhas, mas a situação de abandono que existe hoje é algo lastimável e esta Casa tem obrigação de contribuir, de lutar para que se reverta esta situação”.


O deputado Arnaldo Melo manifestou apoio à iniciativa do deputado Manoel Ribeiro e sugeriu que sejam feitas, através da Assembleia Legislativa, gestões também junto à Secretaria de Turismo e à Secretaria de Indústria e Comércio do Estado.

“A possibilidade de instalação de teleféricos, deputado Manoel Ribeiro, é uma ideia maravilhosa. Portanto, conte com nosso apoio e eu sugiro até que V. Ex.ª encaminhe através de parceria pública privada, que é um instrumento legitimo. Hoje as Secretarias de Estado podem entrar no circuito com nosso apoio em procurar empresários que estão interessados em investir aqui no Maranhão”, declarou Arnaldo Melo, ressaltando que o ideal é que se construa uma parceria público-privada em favor do turismo em Barreirinhas.

O deputado Carlinhos Amorim manifestou apoio à proposição do deputado Manoel Ribeiro e frisou que cada vez que o governo investe em obras na área do turismo o retorno para o Estado é positivo.

“Quero também, neste momento” – acrescentou Carlinhos Amorim – “externar o nosso contentamento, a nossa alegria em finalmente ver a rodoviária de Imperatriz pronta para ser entregue àquela população, para fazer justiça, eu quero registrar que esta obra, iniciada há vários, no Governo Fiquene que não teve tempo para concluir, prosseguida pelo Governo José Reinaldo e acelerada na gestão do Dr. Jackson Lago, agora está plenamente concluída no governo Roseana”.

O deputado Manoel Ribeiro agradeceu os apartes dos colegas e conclamou os demais parlamentares para que se engajem na luta em favor do incentivo ao turismo no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário