sexta-feira, 20 de abril de 2018

Secretaria de Saúde e UBS realizam Campanha contra hanseníase, verminose e tracoma em Freicheiras.



A Secretaria Municipal da Saúde e UBS de Freicheiras, deu início nesta semana Campanha de Hanseníase, Verminoses e Tracoma   nas escolas públicas da comunidade, esta ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade. Tem como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha que a secretaria municipal de Água Doce, está realizando em todas as escolas do município, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para as verminoses e exames para detecção e tratamento do tracoma na população alvo.


Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminose

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do intestino. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

É muito simples evitar estas doenças. Autorize seu filho a participar da Campanha que ocorrerá em todas as escolas públicas do município. A prevenção é o melhor remédio.

                                                  REALIZAÇÃO 

                         Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão

                                      (O Futuro Começa Ágora!)

                                    Secretaria Municipal da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário