quinta-feira, 19 de abril de 2018

Secretaria de saúde e NASF realiza palestra sobre violência obstétrica, pré-natal e distribui kits gestante



Foi realizada na última quarta-feira, dia 18 de abril, uma palestra para debater acerca da violência obstétrica, promovida pela secretaria municipal de saúde em parceria com o NASF.

O evento aconteceu na UBS de Salgadinho, onde compareceram mães, gestantes, profissionais da saúde e da equipe do NASF. Essa é uma iniciativa da secretaria municipal de saúde para a conscientização sobre o tema, que é de suma relevância para a população.

Segundo a proposta, ações que ofendam verbalmente ou fisicamente as gestantes e parturientes, desde o pré-natal, até o pós parto, são um tipo de violência obstétrica, indo desde recriminações verbais agressivas, taxativas devido choro, insegurança, gritos, vergonha ou mesmo dúvidas.


Até mesmo agressões físicas e psicológicas expondo a mulher á humilhação e procedimentos médicos não autorizados pela mesma, violações de privacidade, como forçar parto para “andar mais rápido”, enfim, tudo que tire a dignidade e direito de mãe e filhos terem um momento especial.

A secretária de Saúde do município Thaline, explanou sobre a importância de palestras como essa.

“Devemos conscientizar a população de que práticas medicas abusivas durante a gestação são traumatizantes para as mães e que podem interferir em seu estado emocional e psicológico. A medida que as mulheres forem sendo instruídas, passarão a não aceitar mais esse tipo de violência e com isso podem reverter esse cenário de desrespeito, garantindo dignidade e proporcionando um momento especial durante o parto”, disse.
Na oportunidade aconteceu consultas do pré-natal imunização e distribuição de kits gestantes



Nenhum comentário:

Postar um comentário