A Prefeitura de Água Doce, através da Secretaria da Saúde, vem realizando, ações do Programa Saúde na Escola, a V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma na Unidade Básica de Saúde - UBS comunidade de Coqueiro, e na escola UE Domingos Pinto da comunidade.
O objetivo é realizar a busca ativa de casos novos de hanseníase, exames para detecção e tratamento dos casos de tracoma em escolares e a profilaxia para as verminoses. Essa ação tem como público-alvo os escolares de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino fundamental.
De acordo com Pedro, enfermeiro da UBS da Comunidade, a campanha tem como objetivo reduzir a carga parasitária de geohelmintos, identificar casos suspeitos de hanseníase e identificar e tratar casos de tracoma e esquistossomose em estudantes, na faixa etária de 5 a 14 anos, da rede pública de ensino.
“As atividades da campanha incluem orientações aos professores e estudantes sobre as doenças a serem trabalhadas na ação e mobilização da comunidade, tratamento coletivo das verminoses, identificação de casos suspeitos de hanseníase e avaliação dessas manchas para confirmar diagnóstico e identificação de casos de tracoma e tratamento”, destacou.
A Hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada por um bacilo capaz de infectar grande número de indivíduos. Possui alto poder incapacitante, motivo histórico de estigma e exclusão. A doença tem tratamento e, obedecendo todas as orientações, tem cura.
Realização
Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura Municipal de Água Doce do Maranhão
( O Futuro Começa Agora!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário