segunda-feira, 8 de abril de 2013

ARAIOSES DEIXARÁ DE RECEBER RECURSO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA E SAÚDE BUCAL



Araioses é um dos 64 municípios maranhenses que ficarão sem receber recursos em dinheiro oriundos do Ministério da Saúde que atende aos programas Saúde da Família e Saúde Bucal. Também foi bloqueado os pagamentos dos agentes comunitários de saúde que apresentaram duplicidade no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Em todo o Brasil foram 479 municípios que tiveram repasses suspensos pelo Ministério da Saúde. O fato ocorreu devido a irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Os agentes são proibidos de acumular dois cargos ou empregos públicos e se cadastrar em mais de uma equipe do programa, como estes quebraram essas regras terão os recursos suspensos. De acordo com o Ministério da Saúde, a responsabilidade das equipes é acompanhar um número definido de famílias em uma comunidade; atuar na promoção da saúde; prevenção, recuperação e reabilitação de doenças, além da manutenção da saúde das comunidades.

Para os araiosenses essa notícia não é nenhuma novidade, pois o que se viu nos últimos meses foi um total desrespeito do governo municipal com os seus munícipes e com o emprego devido e regular dos recursos públicos. O tão propalado “governo PÉ NO CHÃO”, em sua essência, o que pretendia era deixar os araiosenses de fato, com o PÉ NO CHÃO.

OUTRAS CIDADES

As cidades que apresentam irregularidades estão divididas da seguinte forma: quatro do Acre, oito de Alagoas, cinco do Amazonas, um do Amapá, 75 da Bahia, 40 do Ceará, cinco do Espírito Santo, sete de Goiás, 62 de Minas Gerais, quatro de Mato Grosso do Sul, 12 de Mato Grosso, 19 do Pará, 22 da Paraíba, 35 de Pernambuco, 13 do Piauí, 20 do Paraná, nove do Rio de Janeiro, 15 do Rio Grande do Norte, um de Rondônia, dois de Roraima, 13 do Rio Grande do Sul, 13 de Santa Catarina, 13 de Sergipe, nove de São Paulo, e oito do Tocantins.

CIDADES MARANHENSES

Esta é a lista completa das 64 cidades maranhenses que deixarão de receber os recursos do programa Saúde da Família e Saúde Bucal:  Alcântara, Altamira do Maranhão, Araioses, Axixá, Bacabal, Bacabeira, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Cantanhede, Capinzal do Norte, Central do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Cidelândia, Codó, Coroatá, Cururupu, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Governador Archer, Governador Nunes Freire, Graça Aranha, Grajaú, Guimarães, Igarapé do Meio, Junco do Maranhão, Lago Verde, Matinha, Milagres do Maranhão, Miranda do Norte, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Pedreiras, Pedro do Rosário, Penalva, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Pirapemas, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Helena, Santa Inês, Santo Amaro do Maranhão, São Domingos do Maranhão, João Batista, São João do Carú, São João do Paraíso, São José de Ribamar, São José dos Basílios, São Luís, São Mateus do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Vicente Ferrer, Tuntum, Turilândia, Vila Nova dos Martírios, Vitória do Mearim, Zé Doca.
Confira a lista da Portaria 546/2013
FONTE: CIDADE DIÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário