sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

ÁGUA DOCE DO MARANHÃO Eleição do novo conselho de saúde é adiada



Inicialmente marcada para acontecer hoje dia 7 de Fevereiro, a eleição dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde precisou ser adiada para a próxima sexta-feira dia 14 de fevereiro. O motivo do adiamento foi à falta de quórum para a realização do pleito.

Para que seja possível montar as chapas que concorrem, são necessários que as vagas sejam preenchidas conforme é definido na resolução nº 453, de 10 de maio 2012, a qual institui que 50% delas devem ser de entidades e movimentos representativos dos usuários, 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde e 25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados, ou sem fins lucrativos.

“Sendo assim, o pleito foi postergado para que pudesse ser analisada uma nova alternativa, além de ter o impedimento da falta de conselheiros para votar”, explicou o atual presidente do conselho, Wilson Rocha.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde Eliane, esclareceu o motivo da remarcação da eleição do novo conselho. “O primeiro ponto a ser esclarecido é que todas as decisões quanto ao processo eleitoral da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde são tomadas por uma comissão, composta por quatro pessoas, conselheiros suplentes, eleitas em reunião do próprio Conselho. Assim dentre os motivos à falta de quórum fez a Comissão mudar a data da eleição”, explica a representante da SMS.
Postergada para o dia 14 de fevereiro, o atual conselho instituiu que a eleição não será mais pelo sistema de registro de chapas, mas sim por cargos. “Como já temos precedente de outras cidades que seguiram o mesmo sistema para a eleição de seus conselhos, decidimos que a candidatura e eleição dos conselheiros será feita no mesmo dia, desta forma permitindo que seja eleita uma mesa com menor probabilidade de sofrer manipulação ou pressão de qualquer agente externo, como ocorreu na primeira tentativa de eleição”, disse Eliane.

O mandato de cada conselheiro tem duração de dois anos, com a possibilidade de uma recondução. As reuniões ordinárias ocorrem mensalmente e extraordinárias são agendadas, sempre de acordo com a necessidade de discussão dos assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário