quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Registrados quatro novos casos de microcefalia no MA

Dos 36 casos da doença no estado, 25% das mães tiveram contato com o Zika vírus - transmitido pelo mosquito Aedes aegypti

Correio Braziliense

Microcefalia é uma doença grave que pode ter causa genética, infecciosa, exposição a substâncias tóxicas ou por desnutrição. A doença afeta diretamente o tamanho do cérebro da criança, que não se desenvolve como deveria.

A microcefalia pode desenvolver na criança atraso metal, déficit intelectual, paralisia, convulsões, epilepsia, autismo e rigidez dos músculos. Mesmo não tendo tratamento específico, a criança precisará de fisioterapia para se desenvolver melhor e evitar complicações.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, no Maranhão os casos subiram de trinta e dois para trinta e seis. Sendo dois na cidade de Barra da Corda, um em Dom Pedro e um em Humberto de Campos. Dos casos da doença no estado, 25% das mães tiveram contato com o Zika vírus – transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Na última terça-feira em Brasília, a presidente Dilma Rousseff juntamente com o governador do Maranhão Flávio Dino e o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco lançaram o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. O governador destacou a importância de combater diretamente o mosquito.
“Vamos conter a proliferação do mosquito colocando em prática uma força-tarefa, eliminando o foco nos nossos 217 municípios. Esse é um desafio de todos - estado, municípios e população. Para isso, defendo a inspeção obrigatória da entrada dos agentes de endemias em imóveis fechados, que são grandes criadouros do mosquitos. Vamos contar com o apoio da Advocacia Geral da União (AGU) para efetivar essa inspeção. Estamos em alerta permanente”. Afirmou.

Como medidas para o Plano de Enfrentamento do mosquito está a inserção de vinte novos veículos para aplicação de inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), tradicionalmente conhecido como ‘Fumacê’, e seis seminovos doados pelo Ministério da Saúde (MS) para o controle da dengue, chinkungunya e zika vírus, totalizando cinqüenta veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário