quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Justiça Federal aceita denúncia contra ex-prefeito de Bacabal, MA


Organização criminosa atuava na área da saúde do município.
Dez são acusados de desviar milhões em recursos públicos.

A Justiça Federal acolheu a denúncia realizada pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA), por meio da Procuradoria da República no Município (PRM) de Bacabal (MA) – município localizado a 246 km de distância da capital maranhense, São Luís –, contra um grupo de 10 pessoas ligado à administração municipal entre os anos de 2008 e 2012, entre eles o próprio ex-prefeito Raimundo Nonato Lisboa, responsável pela apropriação e desvio de recursos públicos destinados às ações e serviços de saúde da cidade.

O grupo, segundo o MPF-MA, desviou mais de R$ 5 milhões em recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) destinados à saúde no município de Bacabal. A fraude nos processos licitatórios usava documentos falsos e assinaturas falsificadas.
Além do ex-prefeito Raimundo Nonato Lisboa – tido como o líder do esquema –, foram denunciados ainda o ex-secretário municipal de Saúde, Lílio Estrela de Sá; o ex-coordenador e ex-tesoureiro do Fundo Municipal de Saúde, Gilberto Ferreira Gomes Rodrigues; o ex-presidente e integrante da Comissão Setorial de Licitação da Secretaria de Saúde, Aldo Araújo de Brito; o também ex-integrante da Comissão Setorial de Licitação da Secretaria de Saúde, Onyklley Fatiano Domingos Soares; e o ex-servidor lotado na Secretaria de Saúde, Eduardo Daniel de Sousa Neto.
Também foram denunciados Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como ‘Pacovan’; Auriléia de Jesus Froz Moraes; Maria do Carmo Xavier; e José Ailton dos Santos Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário