segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Prefeitura de Araioses acaba com tradicional desfile de 7 de setembro em João Peres e causa indignação em moradores


O Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822. E é festejada por todos os brasileiros em todas as partes do Brasil,desde os grandes centros até o mais interior dos povoadas do país.Mas em João Peres o direito a essa comemoração a seu jeito e na própria comunidade foi negado pela secretaria de Educação do Município.
A instituição do governo municipal que deveria incentivar o sentimento cívico nas comunidades, manter e fortalecer esta importante comemoração cultural; resolveu concentrar a festa de todos os cidadãos araiosenses, somente na sede, tirando a oportunidade de centenas de pessoas que não podem se deslocar até o local, o direito de festejar com sua comunidade a Independência do Brasil. 

As comemorações sempre ocorreram no povoado, mas por descaso de alguns governantes, a data foi esquecida por algumas gestões. Mas com o crescente vandalismo e a falta de patriotismo dos alunos, um grupo de professores liderados pela sensibilidade social do educador Lindojhoson, motivado pelas necessidades da comunidade, resolveram realizar novamente na gestão ainda do ex prefeito Zé Tude,os desfiles do dia 7 de Setembro.

A data anos após anos foi ficando mais bonita, se fortalecendo principalmente com o apoio da Secretaria de Educação na gestão de Luciana Trinta, quando a festa cresceu e se tornou um evento tradicional da comunidade.



Com o envolvimento de todos os moradores, a data era muito aguardada por pais e alunos, que até agora não acreditam que este ano não festejaram a Independência do Brasil com seus tracionais desfiles.

“Graças a estas pessoas que não são daqui e não conhecem a cultura e nossa tradição, não realizaremos essa importante festa, que tem impacto direto no caráter e na vivencia social dos nossos jovens”. Desabafou um professor que não quis se identificar por medo de represália na escola, acompanhado de uma mãe da escola Tia Lili,que também não se identificou por ter parente empregado pela prefeitura: “Não podemos falar nada,se não no outro dia estão fofocando a nosso respeito lá na prefeitura e somos perseguidos até perder o emprego,mas isso está errado,meu filho esperou o ano todo por este momento e não podemos brincar com o sentimento de uma criança.Eu votei na Valeria,mas essa prefeita não se elege mais nem como presidente de bloco de carnaval em Araioses”.Concluiu a moradora.

Muitos outros depoimentos continuam chegando a nosso e-mail, que também está disponível para a prefeitura dar seus esclarecimentos.


Pedimos que a prefeitura apresente a toda a comunidade suas justificativas, que tenho certeza que existem. É assim que instituições democráticas trabalham. E não com processos judiciais, na tentativa de amedrontar, constranger ou cercear nosso direito constitucional; como cidadãos deste município, queremos ter acesso as informações e participar da administração publica. 

Nosso e-mail e telefone estão 24 horas disponíveis.

Marcio Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário