quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PNUD DA ONU DIVULGA ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL E A CIDADE DE ARAIOSES OCUPA A POSIÇÃO 5453 º NO RANKING DAS CIDADES BRASILEIRAS



A cidade de Araioses está na posição 5453º acima 112 pontos da cidade de pior índice em IDHM do Brasil, Melgaço no Pará. Cinqüenta por cento da população de Melgaço é analfabeta e poucos de seus 24 mil habitantes frequentam o ensino médio. A pobreza é outro grave problema encontrado por Melgaço, as famílias vivem com menos de um salário mínimo. Na saúde faltam médicos, enfermeiros e remédios.

Em Araioses a situação não se difere muito da cidade do Pará, aqui encontramos um número muito grande de pessoas analfabetas, uma saúde precária onde ambulâncias passam o dia todo transitando para a cidade de Parnaíba no Piauí levando pacientes, além do mais, falta médicos e hospitais de excelência.

A renda per capita em Araioses por habitante é baixa principalmente na zona rural do município, muita dessas pessoas vivem através de programas sociais do governo federal. Vale ressaltar que o governo da atual prefeita Valeria Leal prometeu em campanha que pagaria a eles uma renda extra chamada BOLSA VALÉRIA para aumentar a renda dessa classe que passa por necessidades econômicas, projeto que não passou de uma proposta de campanha.

Na educação. Faltam cadeiras nas escolas, merendas de qualidade para os alunos, as escolas existentes precisam ser reorganizadas. Enquanto aos professores, esses devem ser mais remunerados e qualificados, só assim o município alcançará o desenvolvimento na educação.

Compreenda como é calculado IDHM
“O IDHM é um índice composto por três das mais importantes áreas do desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Os dados utilizados são os do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 utiliza dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IDHM vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de um, melhor”. Fonte ONU

Conclusão
Não precisa ter bola de cristal ou ser vidente para saber que a tendência daqui a três anos é que Araioses caia no Ranking do IDHM com esse governo municipal que não faz nada para melhorar a nossa cidade, no que diz respeito, a saúde, a educação e ao cuidado com as pessoas da terceira idade. Portanto, o que deve ser feito para evitar tal catástrofe é a população cobrar dessas autoridades para que possamos viver melhor em Araioses.

CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO IDHM 2013
Faixas IDHM
Muito alto desenvolvimento humano 0,800 a 1
Alto desenvolvimento humano 0,700 a 0,799
Médio desenvolvimento humano 0,600 a 0,699
Baixo desenvolvimento humano 0,500 a 0,599
Muito baixo desenvolvimento humano 0 a 0,499.


FONTE: ARAIOSES ITAMAGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário