terça-feira, 14 de novembro de 2017

UBS “CANA BRAVA” PROMOVE AÇÃO PARA HIPERTENSOS e DIABÉTICOS


A Secretaria Municipal da Saúde, por intermédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Cana Brava”, dedicou programação especial à pacientes do Programa HiperDia (hipertensão e diabetes) com palestra, medição de pressão arterial, teste rápido de glicemia e café da manhã, pela passagem do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensos.



Na oportunidade a enfermeira Carminha ministrou palestra acerca do sistema circulatório, observando as consequências da pressão alta exercida nas paredes das artérias. Por isso, a necessidade de medi-la periodicamente para que não descontrole, evitando que passe dos níveis aceitáveis, ou seja, permanecendo no intervalo de ótimo (120/80 mmHg) a normal (130/89 mmHg), para evitar problemas graves como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.


A Secretaria de Saúde, Thaline Dias ressalta a importância desses eventos para aproximar a Saúde da população, uma das características da atual gestão da saúde municipal.

A palestra também incentiva a uma vida regrada para prevenção e controle da hipertensão e também do diabete, a partir de dicas importantes, como: adotar alimentação saudável: pouco sal, sem frituras; mais frutas, verduras e legumes; manter o peso ideal, evitando a obesidade; medir a pressão arterial pelo menos uma vez a cada ano; abandonar o cigarro; reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Se possível, não beber; amar e ser amado; evitar o estresse e disponibilizar tempo para a família, amigos e lazer; nunca parar o tratamento, da hipertensão; praticar atividades físicas todos os dias; e seguir as orientações do médico ou profissional de saúde.


 A secretaria municipal da saúde de Água Doce está empenhada em oferecer uma atenção básica de qualidade a população agaudocense





Nenhum comentário:

Postar um comentário