domingo, 29 de setembro de 2013

Empresário revela que entulho do antigo Palestra foi reciclado e reutilizado na construção da Arena Corinthians



Corinthians e Palmeiras são rivais históricos, mas se uniram, mesmo sem saber, por uma causa nobre. Em reportagem do Jornal Nacional deste sábado (28), o empresário Pierre Ziade, sócio de uma usina de reciclagem de entulho em Guarulhos, revelou que parte do material da demolição do antigo Palestra Itália foi reutilizado na construção da Arena Corinthians.
A prática é comum entre empreiteiras e construtoras, que, responsáveis por metade do lixo produzido na cidade de São Paulo, são obrigadas pela Prefeitura a fazer o descarte em aterros. Entretanto, levando o lixo até usinas de reciclagem, pagam valor 40% mais barato. As construtoras que compram o material reciclado também pagam valor abaixo do mercado.
No caso dos rivais, o material que não teria mais valor ao Palmeiras foi transformado em pedriscos e britas para a pavimentação de ruas e construção da Arena Corinthians. Egídio Buso, fundador da empresa responsável pela reciclagem, explica que, desta forma, WTorre e Odebrecht, construtoras responsáveis pelas arenas Allianz Parque e Corinthians, fazem bem à própria obra e ao meio-ambiente.
- Existe uma cultura do desperdício. A medida que passamos a ter dificuldades, votou-se para a necessidade de evitar que isso aconteça, utilizando o que já temos disponível - explica.
Pierre Ziade completou:
- A gente está deixando de extrair da natureza o minério que vai fazer essa brita e utilizamos o material reciclado.
As obras estão perto do fim. A Arena Corinthians chegou a 90% de conclusão, enquanto o Allianz Parque já ultrapassou a marca de 70%. Mas, nenhum dos clubes sabia, até então, da ‘parceria’, revelada pelo empresário na reportagem.
- A gente recebia entulho do estádio do Palmeiras na demolição e a brita reciclada ia para o estádio do Corinthians. Eles só souberam agora - revelou Ziade.
Fonte Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário