sexta-feira, 13 de setembro de 2013

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA 90% HONESTO FOI O ÚNICO QUE VOTOU FAVORÁVEL À CORRUPÇÃO


joao-alberto
joao-alberto
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna automática a perda do mandato de parlamentares condenados com sentença transitado em julgado. Foram 69 votos favoráveis e 1 contrário – o do senador João Alberto (PMDB-MA), que é  presidente do Conselho de Ética do Senado.
Voto contra – O texto recebeu elogios até de petistas: “O senador Jarbas nos ajuda a dar transparência, segurança jurídica, porque é óbvio que é incompatível o exercício do mandato parlamentar por um condenado em última instância”, disse Jorge Viana (PT-AC). O senador Pedro Taques (PDT-MT) também celebrou: “Nós estamos restaurando a função legislativa”. Ele lembrou, entretanto, que a Constituição já prevê a suspensão dos direitos políticos de criminosos condenados.
O senador João Carlos Valadares (PSB-SE) foi ao microfone para apontar aquilo que, na avaliação dele, teria sido um erro de João Alberto, o único a votar contra a proposta. Mas o peemedebista, que é presidente do Conselho de Ética do Senado, reafirmou seu voto: “Eu não tiro a minha prerrogativa de examinar, mesmo que o tribunal tenha achado por bem cassar um parlamentar. É um direito nosso”, disse ele.
Da Veja, título original “Senado aprova PEC dos mensaleiros”, saiba mais clicando aqui.

FONTE: RICARDO SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário