quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Boa Vista do Gurupi-Ma voltará às urnas domingo para eleger novo prefeito


Do Jornal O Estado do Maranhão, por Gilberto Léda:


Os cerca de 4,8 mil eleitores de Boa Vista do Gurupi, cidade localizada na divisa entre os estados do Maranhão e Pará, a 514 km de São Luís, preparam-se para voltar às urnas no domingo, dia 6. Eles elegerão o novo prefeito do município em eleição suplementar, depois de dez meses tendo como gestor o presidente da Câmara Municipal, Leonel Garcia de Oliveira, o Leonel Brizola (PSL).

O parlamentar é o prefeito interino desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do registro de candidatura e a anulação da votação dada ao vencedor das eleições de 2012, Valmy de Oliveira (PMDB), e a impossibilidade de o segundo colocado na disputa, Antonio Batista (PSDB), assumir porque ele, juntamente com os três demais candidatos, não conseguiu atingir a marca de 50% dos votos válidos.

Registraram candidatura para a nova votação novamente Antonio Batista, numa coligação com o PSB, nomeada "Por Amor ao Gurupi" - a mesma com a qual ele já havia entrado na disputa no ano passado -, e Dilcilene Guimarães de Melo Oliveira (PV) da coligação "Gurupi para todos", que conta, ainda, com PMDB, PT do B, PSL e PR. Ela é esposa de Valmy de Oliveira.


Esquema de segurança já está definido

Em reunião realizada na tarde de segunda-feira, dia 30 de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) discutiu com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e membros da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o esquema de segurança para a eleição suplementar em Boa Vista do Gurupi.

O novo pleito ocorre no domingo, dia 6

Em nota encaminhada à imprensa, o TRE informou que foi definido o efetivo policial necessário para o policiamento desde a véspera do dia de votação até o término dos trabalhos eleitorais.

"O importante é unirmos forças para garantir segurança a toda população no dia do pleito", destacou o presidente da Corte, José Bernardo Rodrigues, segundo a assessoria.

Números

7,9 mil habitantes
4,8 mil eleitores
29 dias durou a nova campanha eleitoral

Mais

No início do mês de agosto, dias antes de o TRE definir a realização da eleição suplementar em Boa Vista do Gurupi, moradores da cidade interditaram a ponte que liga o Maranhão e o Pará. Em protesto contra a indefinição do quadro eleitoral, os manifestantes ocuparam a passagem por aproximadamente 12 horas, provocando um congestionamento de 40 quilômetros nos dois sentidos da BR-316, que corta o município, segundo informou à época a Polícia Rodoviária Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário