quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

EM ÁGUA DOCE DO MARANHÃO SMS e NASF realizam palestras sobre Hanseníase nas UBSs do município.


Ascom/www.aguadocedomaranhao.ma.gov.br

A Secretaria Municipal de Saúde de Água Doce do Maranhão, em parceria com o NASF/ESFs do município, está desenvolvendo uma série de ações orientativas e de combate a Hanseníase. Reuniões, Palestras, Consultas, Avaliações e Busca Ativa acontecem cotidianamente pela equipe multiprofissional das Unidades Básicas de Saúde e do Núcleo de Atenção a Saúde da Família – NASF.
O objetivo é a detecção precoce da doença visando à prevenção das incapacidades, alertando o cidadão a buscar o serviço de saúde assim que perceba algum sinal suspeito de Hanseníase.


Com recursos audiovisuais, a Enfermeira Carminha uma das palestrantes na ação realizada na UBS de Cana Brava, explicou aos membros da comunidade, quais os sintomas da enfermidade, que compromete os nervos periféricos com perda ou alteração de sensibilidade térmica e tátil da pele, o enfraquecimento muscular e pode gerar incapacidades físicas permanentes, principalmente em mãos, pés e olhos.
“Apareceu manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, inchaço de mãos e pés, caroços, áreas com diminuição de pelo e suor, febre, edemas e dor nas juntas, se faz necessário o comparecimento nos Postos de Saúde, pois são alguns sintomas da Hanseníase, que é uma doença crônica, transmissível e que pode deixar o paciente com graves seqüelas”, disse Enfermeira Carminha.

Depois de diagnosticada o tratamento medicamentoso deve ser iniciado imediatamente. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde e o uso correto e sem interrupções pode curar a Hanseníase, interromper o ciclo de transmissão e prevenir as incapacidades físicas.
No município de Água Doce do Maranhão a Secretaria de Saúde aproveita a Campanha ‘Janeiro Roxo’ para intensificar as ações de detecção precoce de casos e o ingresso imediato dos pacientes no procedimento terapêutico, além de ajudar a quebrar o preconceito social que ainda existe e estimular a conscientização da população quanto aos aspectos de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário