sexta-feira, 1 de junho de 2012

PREFEITA DE ARAIÓSES ANUNCIA 2ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO CARANGUEJO

No início deste ano, a prefeita municipal de Araioses, anunciou convênio de R$ 1.630.000,00 (um milhão seiscentos e trinta mil reais) entre a Prefeitura e o Ministério da Pesca e Aquicultura para a construção de um local de venda e beneficiamento de caranguejo no Maranhão. Será o primeiro espaço de referência para processamento, transporte e comercialização de caranguejo, pescados e mariscos no Estado.
Júnior Verde, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão, afirma que o projeto vem atender ao município que é o maior produtor de Caranguejo-Uçá do país, que tem a maior comunidade de catadores de Caranguejo-Uçá do Brasil e a segunda maior do mundo, e que nunca foi atendida pelos antigos gestores. Ele destaca ainda que Araioses tem uma produção semanal de mais de 15 mil unidades de caranguejo, envolvendo aproximadamente quatro mil e quinhentos catadores que vivem exclusivamente desta atividade econômica.
O projeto visa atender ainda, outros municípios da região do Baixo Parnaíba, possibilitando a capacitação profissional dos catadores e de seus familiares.
Essa semana a prefeita municipal, Luciana Trinta, anunciou a 2ª edição do Festival Gastronômico do Caranguejo para o mês de setembro, sem confirmar os dias, mas adiantando que serão três dias do evento.

1ª Edição do Festival
No ano passado, entre os dias 09 e 11 de setembro, o Festival do Caranguejo reuniu milhares de pessoas oriundas de outras cidades, estados e até de outros países que puderam saborear os diversos pratos típicos preparados com a iguaria servidos em diversas barracas espalhadas pela praça principal da cidade e à noite prestigiar as manifestações culturais locais e oriundas de cidades vizinhas. No final da noite a animação por conta de bandas de renome nacional.
Para este ano, a prefeitura já firmou parceria com o Sebrae para formação das cozinheiras. O curso iniciou esta semana e já teve grande procura, superando a do ano passado.
Mesmo sem anunciar a programação, a prefeita já adiantou que a expectativa é de superar a primeira edição com maior quantidade de mariscos, diversidade de pratos, e ampliação da estrutura para atender os turistas. Segundo ela, os turistas podem aguardar uma excelente organização, como já é marca registrada dos eventos organizados por ela, pratos típicos diversificados e bandas que agradarão a todos.

FONTE: TV DIFUSORA ARAIOSES

Nenhum comentário:

Postar um comentário