sábado, 16 de abril de 2011

Bola parada se torna a principal arma do líder Palmeiras no Paulistão

Time de Felipão venceu seis de seus últimos sete jogos e, nessa sequência, marcou oito vezes de falta, pênalti ou escanteio

Por Alexandre Massi São Paulo
Lances de falta e escanteio se tornaram a principal arma do Palmeiras, líder do Campeonato Paulista. O time venceu seis de seus últimos sete jogos e, nessa sequência, marcou oito vezes de bola parada - duas vezes em faltas diretas para o gol, com Valdivia e Thiago Heleno, quatro em levantamentos para a área, quando o mesmo Thiago Heleno (2), Danilo e Douglas Silva, contra, fizeram e duas vezes de pênalti, com Kleber, em infrações sofridas pelo próprio atacante. Veja no vídeo ao lado os gols de bola parada do Verdão.
A partida contra o Santo André, na última quarta, pela Copa do Brasil, comprova a força do Palmeiras nesse tipo de lance. Kleber desperdiçou duas penalidades, mas o segundo gol saiu em cobrança de escanteio de Marcos Assunção, concluída pelo próprio Gladiador.
RodadaAdversárioJogadaAutor
do gol
12NoroesteFaltaValdivia
13São BernardoFalta cobrada por AssunçãoDanilo
14São CaetanoPênaltiKleber
15LinensePênaltiKleber
16BragantinoFaltaT. Heleno
16BragantinoFalta cobrada por LincolnT. Heleno
18PrudenteFalta cobrada por AssunçãoT. Heleno
18PrudenteFalta cobrada por ValdiviaDouglas (contra)
 Até a 12ª rodada do Paulistão, o Palmeiras não mostrava força nas bolas paradas - o time havia feito só dois gols dessa forma até então. Coincidência ou não, penava para se estabelecer entre os líderes do torneio. Foi depois do confronto contra o Noroeste que o Verdão embalou.
Outra novidade é que o time tem se mostrado cada vez menos dependente de Marcos Assunção. Dos dez gols de bola parada, apenas três tiveram a participação do volante. Contra o Paulista, na quarta rodada, ele fez o seu único gol de falta na temporada. Já frente ao São Bernardo e ao Grêmio Prudente, o camisa 20 foi o responsável pelos cruzamentos que resultaram em gols.
Em 2011, Assunção está dividindo a função de cobrador oficial com três companheiros: Thiago Heleno, Valdivia e Lincoln. Talvez por isso seus números estejam sendo inferiores aos do ano passado, quando marcou sete vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário