terça-feira, 30 de outubro de 2018

Em Água Doce do Maranhão UBS de Cana Brava Realiza varias ações alusivas a campanha Outubro Rosa



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das Unidades Básicas e Saúde (UBS) de Cana Brava, realizou diversas ações de conscientização sobre a importância da realização de exames preventivos de mamas durante o mês de outubro. As ações foram realizadas em dois momentos, com as gestantes e mulheres em idade fértil. Na oportunidade foram ofertados exames preventivos PCCU, testes rápido, rastreamento odontológico, palestras, depoimentos, lanche e distribuição de brindes.


Às ações fazem parte do ′Outubro Rosa′ e tem o objetivo de conscientizar e prevenir o aparecimento do câncer de mama e de colo de útero. O exame preventivo oferecido é o Papanicolau e consiste na coleta do material uterino para análise em laboratório. O exame foi destinado às mulheres que já iniciou a atividade sexual, independente de idade ou de agendamento prévio e mesmo sem pedido médico.


O Papanicolau é um exame preventivo, indolor, simples e rápido de fazer, por meio do qual é possível detectar lesões sugestivas de câncer no colo do útero de maneira precoce, e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher apresente sintomas. As mulheres que participarem do mutirão devem retornar à UBS onde foi realizada a coleta, na data marcada, para pegar o resultado e receber orientações. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o laudo e apresentá-lo ao médico ou ao enfermeiro.

"A incidência do Câncer de Mama está cada vez maior e a nossa atividade dentro da Rede Feminina é estarmos empenhadas na prevenção desta doença terrível. A nossa mobilização é feita o ano todo, mas o Outubro Rosa é uma mobilização maior para que as pessoas se conscientizem de que realmente a prevenção se faz necessário, porque o câncer se detectado bem no início a chance de cura é de 95%", afirmou Secretária Municipal de Saúde Thaline Dias.

A direção da UBS de Cana Brava agradece a Secretaria Municipal de Saúde, ao NASF, FESMA, a equipe de funcionários e a todos os profissionais em especial aos ACS.







Nenhum comentário:

Postar um comentário