terça-feira, 30 de outubro de 2018

Em Água Doce do Maranhão, Secretaria Municipal de Educação realiza 1º Encontro Municipal para discutir a Base Nacional Comum Curricular


Na manha desta segunda-feira (29), diretores, supervisores dos centros educacionais municipais de Água Doce do Maranhão, se reuniram na U E B Mariana Pereira Cardoso, para esclarecimento e debates dos currículos da Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais e Ensino Fundamental anos finais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC, homologada em 2017, tem caráter normativo e define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas modalidades da educação básica.  A Secretaria de Educação de Água Doce- Ma, aderiu ao Regime de Colaboração entre município e o Estado para implementação da BNCC com a elaboração do Currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Compôs a mesa de abertura do evento a secretária de Educação, Rosária Dias, Stephania Folguerine, coordenadora do programa Escola Digna, Emília Sousa, articuladora Municipal da BNCC. Camila Araújo representante do Setor Estatístico Educacional do Município e coordenadora da BNCC no município
De acordo com a secretaria de Educação, Rosária Dias, a participação de cada agente da educação municipal permite que o projeto represente também as realidades de nosso município. “ “A participação de todos é de extrema importância para representatividade nas proposições  demandas do município de Água Doce, para a construção do Currículo  da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) “. afirmou a secretária.


A BNCC é fruto de uma determinação legal e tem por objetivo contribuir com o trabalho das escolas e seus professores. Ela é o resultado de um longo processo de discussões envolvendo amplos setores da sociedade que lutam para que todos tenham acesso à Educação de qualidade, independentemente do local e da condição social em que vivam.
A partir de agora, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores, equipes técnicas e administrativas das Secretarias de Educação têm a oportunidade e a responsabilidade de conhecer a BNCC, fazer uma análise crítica e criativa de seu conteúdo e tomar as medidas que julgarem adequadas em relação a seus currículos, projetos pedagógicos, planos de aula e organização do trabalho escolar.
Todo profissional da Educação bem formado e atualizado deve dominar a Base. Além de ser um documento normativo nacional, define as aprendizagens essenciais que os alunos têm o direito de adquirir durante a Educação Básica. Por isso, é necessário mais que um esforço individual: conhecer e dominar a BNCC é uma tarefa coletiva que exige organização, planejamento, apoio e capacidade de trabalhar em equipe de forma colaborativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário