terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Água Doce é um dos quatro municípios do Maranhão vão ser contemplados com recursos de parceria entre Ministério do Meio Ambiente e Nações Unidas

 18 municípios que serão beneficiados, em seis estados:

Quatro municípios do Maranhão – Barreirinhas, Água Doce, Tutóia e Matões – vão ser atendidos pelo projeto Redeser – Revertendo o processo de desertificação nas áreas suscetíveis do Brasil: práticas agroflorestais sustentáveis e conservação da biodiversidade, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
O projeto, celebrado dia 20 de dezembro pelo ministro Sarney Filho e o representante da  FAO no Brasil, Alan Bojanic, terá duração de quatro anos e contará com 3,9 milhões de dólares do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

“Trata-se de um projeto muito importante. A luta contra a desertificação é mais do que necessária, é vital”, afirmou o ministro Sarney Filho. “Temos todo o interesse que a parceria com a FAO se prolongue e se intensifique”.
O objetivo é reverter o processo de desertificação por meio de ações que enfrentem a degradação do solo, da água e a perda de biodiversidade nos ecossistemas da Caatinga. Entre as ações, estão o manejo florestal de uso múltiplo; a promoção da gestão integrada dos recursos naturais em paisagens produtivas; a restauração de florestas e paisagens; e a gestão de conhecimento, capacitação e sensibilização.
“No Brasil, 16% do território (1,34 milhão de km²) está suscetível à desertificação. Essa área atinge 1.490 municípios e 34,8 milhões de pessoas”, destacou a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Juliana Simões.
“Hoje é um dia de muita alegria. A FAO tem grande compromisso com o tema da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD)”, afirmou Alan Bojanic. Segundo ele, o grande desafio consiste em evitar a perda de solo e gerar renda para a população do semiárido. “Temos um componente socioeconômico importante nesse projeto, não só o ambiental”.
Para coordenar as ações do projeto Redeser no Maranhão, a FAO abrirá um escritório na cidade de Barreirinhas em janeiro de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário