quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Prefeitura de Água Doce do Maranhão faz mutirão “Janeiro Roxo” contra a Hanseníase



A secretaria municipal de saúde de Água Doce realizou um mutirão na busca ativa de pessoas com hanseníase na campanha “Janeiro roxo”. Uma grande mobilização de saúde preventiva e luta contra a Hanseníase que aconteceu em Cana Brava distrito de Agua Doce e simultaneamente no pais.

Segundo a Coordenadora de epidemiologia e imunização em saúde do município, Dr. Tania, o objetivo é promover ações de divulgação e alerta à sociedade aguadocense sobre os sinais e sintomas da doença, e incentivar a procura pelos serviços públicos de saúde.
Dr. Tania agradece o empenho dos agentes de saúde da região, que incansavelmente atuaram nesta campanha. Na oportunidade foi programada uma palestra na UBS, atividades de educação em saúde que favoreçam a redução da estima e do preconceito sofrido pelas pessoas comedidas pela doença.
“E importante que as pessoas saibam que a hanseníase tem cura e que o tratamento é gratuito, e está disponível nas unidades básicas de saúde do município .”  Relatou Dr. Tania.

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica causada por uma bactéria Mycobacterium leprae e que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os olhos, braços e perna. A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e forma adequada, pode evitar as incapacidades e as sequelas.

Esta ação foi uma realização da secretaria municipal de saúde e prefeitura de Água Doce do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário