domingo, 26 de maio de 2013

Professores estaduais podem voltar à sala de aula na próxima semana




A greve na rede pública estadual de educação do Maranhão poderá terminar na próxima semana. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), o fim do movimento paredista ocorrerá se o governo do Estado assinar o acordo de atendimento à pauta de reivindicações apresentada pela categoria e enviar a proposta do novo estatuto da categoria para a Assembleia Legislativa.

Embora a maioria tenha aprovado a suspensão da greve, o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, disse que o retorno às aulas acontecerá somente após a assinatura do acordo e o envio da proposta do estatuto para avaliação dos deputados estaduais.

Na noite desta sexta-feira (24), a assembleia regional de Açailândia decidiu suspender a greve. Era a última assembleia que faltava para fechar o balanço geral sobre as avaliações do movimento, que começou há 31 dias, em defesa da aprovação de um novo estatuto para o magistério estadual.

Foram realizadas 19 assembleias regionais, sendo aprovada a suspensão do movimento em 15 delas e aprovada a continuidade da greve em apenas quatro regionais. Para a diretoria do Simproesemma, o resultado é um demonstrativo de que a maioria dos educadores aceita os termos das negociações entre o Sinproesemma e o governo do Estado, com relação à proposta do novo estatuto, que deve ser encaminhada para aprovação no Legislativo, na próxima semana, conforme o compromisso assumido pelo governo com o sindicato.

Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Codó, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Viana e Zé Doca aprovaram o fim da greve. Já as regionais de Timon, Chapadinha, Caxias e São Luís votaram pela continuidade. Em São Luís, a decisão pela manutenção da greve aconteceu com apenas cinco votos de diferença, em um universo de 393 votantes – 199 quiseram manter a paralisação e 194 disseram não.
Fonte O Imparcial

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