quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Comportas de Boa Esperança são abertas e eleva nível do rio Parnaíba






O gerente Regional da Chesf no Piauí, Airton Feitosa, confirmou que as comportas da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, foram abertas por questão de segurança, às 12h de terça-feira (15).

Segundo ele, com as chuvas aumentou o volume de água no reservatório o que obrigou a abertura das comportas. 

A Chesf comunicou todos os municípios que a água dos rios poderão sofrer alterações. “A água deverá chegar em Teresina em 72h e não teve sofrer grandes alterações”, disse Airton Feitosa. 

Veja o boletim da Chesf 
-Foi registrada às 06:00 Hs de hoje, dia 15/01/2013, no Reservatório da Usina Boa Esperança a Cota 302,11 equivalente ao Volume de 64,53%. 

- As previsões meteorológicas indicam a ocorrência de chuvas para os próximos sete dias em toda a Bacia do Rio Parnaíba. 

- Que a previsão de afluência do Reservatório da Usina Boa Esperança indica valores da ordem de 1.200 m3/s, para os próximos dias. Ademais, diante do contexto apresentado acima, registramos, então, que às 12:00 hs de hoje a Vazão Defluente do já citado Reservatório foi elevada para o patamar de 800 m3/s. Portanto, por oportuno, destacamos que a operação do Reservatório da Usina Boa Esperança está em permanente avaliação e qualquer necessidade de alteração na programação acima esta será devidamente informada. 
Engº Aírton Freitas Feitosa 
Gerente Regional de Operação Oeste 
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco 

O gerente regional da Chesf, Airton Feitosa, explicou que choveu, de ontem para hoje, em toda a bacia do Parnaíba. Em Floriano, foi registrada chuva de 107,4 milímetros. Segundo ele, choveu em, 15 pontos. “Foram 136 milímetros dentro do reservatório na cidade de Benedito Leite. Nossa vazão está em 64,8%”, disse. 

A Chesf monitora também as chuvas na bacia do rio Poti. Airton afirma que tem ocorrido precipitações na cabeçeira do rio, no Ceará. Porém, são chuvas de pouca intensidade. “São sete açudes represados no Ceará e nenhum deles sangrou ainda”, comentou. 

A água da barragem de Boa Esperança elevará o nível do rio Parnaíba. Porém, não chega a um nível preocupante. Em Teresina, o Parnaíba tem 421 metros cúbicos de vazão e pode alcançar até 3 mil metros cúbicos, sem ameaçar a segurança. “Estamos com 2,93 metros de altura do rio no momento”, disse.
Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário